
Suíte Memórias: onde o aconchego, o descanso e a beleza se encontram

Reencontrar a própria essência, permitindo-se descansar, desconectar, esvaziar corpo e mente e, sobretudo, deixar do lado de fora as pressões do dia a dia. Foram esses os desafios das arquitetas Betina Schmidt e Isadora Clarimundo ao projetar a Suíte Memórias, ambiente que segue exposto, até o dia 18 de dezembro, na Mostra Glass Home, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O resultado, de acordo com as profissionais, superou as expectativas. “Os objetos decorativos foram minimamente pensados, para que compartilhassem experiências, trouxessem à tona momentos marcantes e memórias afetivas. Afinal, a ideia era dar destaque àquilo que nos traz esperança”, comentam elas.
O espaço, que compreende quarto, banheiro e sacada, foi pensado no pós-pandemia, justamente por serem os cômodos onde as pessoas passaram a ficar mais tempo. Como diferencial, as linhas curvas que se assemelham aos caminhos da vida; à trajetória incerta, sinuosa e, ao mesmo tempo, surpreendente trilhada a cada dia. “Projetamos algo que gostaríamos de encontrar no momento em que é necessário desligar, descansar e esquecer tudo o que não faz bem. A luminária central, desenvolvida em parceria com a marcenaria, com a equipe de elétrica e com o fornecedor do produto, também complementa a ideia”, comentam.
Projeto: BT Arquitetura Produto: Bali Camel AC 19,7x120cm
Na cartela de cores, a predominância do branco, com acabamentos naturais como o mármore, couro e seixos. Curvas em gesso acartonado marcam o ambiente de forma sutil e elegante. De forma geral, os cômodos priorizam espaços claros e bem iluminados, atuando como uma extensão do entorno; assim como a varanda do quarto, que se conecta aos jardins do bosque. “Os pisos se diferenciam, assim como os seixos no chão do closet, que proporcionam uma nova e agradável sensação ao pisar”, pontuam as arquitetas.
Projeto: BT Arquitetura Produto: Bali Camel AC 19,7x120cm
O porcelanato amadeirado Bali Carmel, da Eliane, é o responsável por este efeito. “Essa combinação nos surpreendeu. Nunca havíamos utilizado porcelanato amadeirado em uma suíte. Queríamos inovar, mas mantendo o aspecto de aquecimento que o cômodo necessita. Além disso, conseguimos unificar o dormitório com a sala de banho em um mesmo plano de piso, unificando os dois ambientes”, dizem elas, ao complementar: “ O revestimento Eliane vestiu – e muito bem! – o nosso espaço. Como trabalhamos com cores claras, ele se destacou em relação a todo restante”.