Receita do chef!

Quer ousar na cozinha? Deixa com a gente! Separamos uma receita para te inspirar e surpreender seus convidados com um prato bem diferente do convencional.
Aprenda a fazer nhoque de mandioquinha com ragu de pato no tucupi. A receita é do arquiteto e chef de cozinha Kenny Nogueira, do perfil @arquitetogourmet, que traz essa receita cheia de sabores.
Vamos lá?

Foto: @arquitetogourmet | Produto: Azul Bahia PO 59×118,2cm
INGREDIENTES:
- 1 pato inteiro
- 1,5 kg de mandioquinha
- 2 gemas
- 1 ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xicara de queijo parmesão
- farinha de trigo para polvilhar a bancada
- 1 taça de vinho branco
- 2 cebolas médias
- 3 dentes de alho
- chicória
- azeite
- 1 cenoura
- 1 pimentão
- salsão
- pimentão vermelho
- 1 litro de tucupi
- 1 colher de trigo
- 1 colher de manteiga
MODO DE PREPARO
Nhoque
- Lave, descasque e corte cada mandioquinha em 3 pedaços. Transfira para uma panela grande e cubra com água. Leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 25 minutos até que fiquem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.
- Transfira as mandioquinhas para uma peneira e deixe escorrer bem a água. Sobre uma tigela, passe os pedaços, ainda quentes, por um espremedor de batatas e tempere com o sal.
- Acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo para resfriar a mandioquinha – isso evita que, ao incluir as gemas, elas cozinhem com o calor. Adicione as gemas e amasse bem. Junte o restante da farinha aos poucos, até dar o ponto. Para verificar o ponto da massa: com as mãos limpas, separe uma porção da massa e tente modelar uma bolinha sem que grude nas mãos. A quantidade de farinha de trigo utilizada na receita pode variar – evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver farinha na hora de modelar.
- Para modelar os nhoques: polvilhe a bancada com farinha de trigo. Retire uma porção de massa e, com as mãos, faça rolinhos de cerca de 1 cm de diâmetro. Com uma faca (ou espátula) corte os rolinhos a cada 2 cm. Passe cada nhoque pelos dentes de um garfo para formar ranhuras (se preferir, utilize uma tábua modeladora de nhoque) – elas ajudam o molho a se fixar na massa. Transfira os nhoques para uma assadeira grande (ou refratário) polvilhada com farinha e reserve. Repita o processo com toda a massa.
- Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande com óleo. Assim que a água ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal.
- Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques por vez na água fervente. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques, escorrendo bem a água pela escumadeira e transfira para a assadeira untada com óleo. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.
Pato
- O primeiro passo é deixar o tucupi temperado: refogue meia cebola e um dente de alho e deixe ferver por 20 minutos em fogo médio. Verifique a acidez do tucupi, caso precise, adicione uma colher de chá de açúcar. Reserve.
- Corte o pato em pedaços menores, prepare uma marinada com cebola em cubos, alho, pimenta do reino a gosto e uma taça de vinho branco. Deixe marinando por pelo menos 3 horas.
- Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por pelo menos 45 minutos
- Assim que esfriar, desfie o pato em pedaços pequenos. Uma dica é retirar a pele para que o ragu não fique tão gorduroso.
- Em um frigideira refogue no azeite: cebola, alho, cenoura ralada e salsão picado. Essa base é chamada de Meripoux. Deixe suar bastante e adicione o pimentão picado.
- Em seguida adicione o pato e deixe fritar bastante – até soltar um pouco de água.
- Adicione um pouco de tucupi até cobrir o pato e deixe reduzir.
- Por fim, adicione o nhoque para fritar junto com o pato. Para finalizar adicione a chicória picada e sirva.
Molho
Para o molho preparamos um velutè de tucupi, adicionando uma colher de chá de trigo e manteiga. Deixe derreter e adicione 3 conchas de tucupi. Mexa bem para não empelotar. Caso prefira o molho mais ralo, adicione mais tucupi. Use para decorar e temperar o prato.
E pronto! É só aproveitar! E para acompanhar, que tal um vinho branco?
Curtiu a ideia? Faça a receita e poste no ig marcando a gente.
Quem é Kenny Nogueira?
Arquiteto e chef de cozinha, Kenny Nogueira compartilha desde 2013 informações sobre arquitetura, gastronomia, cultura pop e paraense. O arquiteto gourmet se apresenta em diversos formatos através do canal no Youtube “Ateliê Gourmet” e do blog “Arquiteto Gourmet”. É arquiteto e urbanista – UFPA 2007, sócio-diretor ELO, Arquitetura e Interiores e Fundador do Blog do Arquiteto Gourmet.
Trazendo na bagagem a experiência de outros escritórios, busca alinhar a criatividade, arte e técnica a uma arquitetura moderna e cheia de conceitos. Foi ganhador do Prêmio “Projeto Mais Criativo” na Casa Cor Pará 2015. Participação em publicação dos livros “A Questão da Habitação em Municípios periurbanos na Amazônia” e “Receitas Para sua Mesa”.
Kenny também é palestrante sobre assuntos referentes à arquitetura, cinema, gastronomia e criatividade. Foi participante do programa Sabor em Jogo, do canal GNT, membro da equipe ganhadora Festival ‘Arte da Cozinha’, e também ganhador do reality show “Égua do Chef”.







