
READ & ROOM: onde leitura, beleza e aconchego se encontram

Um cantinho aconchegante, tons neutros, mente vazia e livros… muita leitura para viajar por onde nunca se esteve, para conhecer histórias inimagináveis, para desconectar do mundo e relaxar. Esta foi a proposta do escritório Reginato & Silva, ao projetar o ambiente Read & Room – Sala de leitura. Misturando tons claros e o preto, texturas e o verde da natureza, os profissionais responsáveis apostaram em uma decoração sóbria para o ambiente. A ideia? “Dar destaque para a verdadeira estrela do cômodo: o livro”, conta a arquiteta Cleide Reginato.
Stelar Black NA 60x120cm Projeto: Reginaldo e Silva Foto: Yuri Panichi Parceiro: Inovar Acabamentos
De acordo com ela, desde o início do projeto foi pensado em um espaço agradável, visualmente amplo e iluminado, mas que, ao mesmo tempo, convidasse os moradores a um momento de introspecção. “Não queríamos que a decoração ou as próprias cores interferissem nesta pausa tão especial. Quando a gente lê, cria um cenário à nossa volta. Viaja, entra em uma atmosfera totalmente lúdica. E nada deveria ‘brigar’ com isso. A intenção era de que tudo se complementasse, trazendo para o cômodo uma energia totalmente imersiva”, explana ela.
Para que isso fosse possível, as bordas e partes periféricas da sala receberam um tom escuro, concedendo um ar de sofisticação e sobriedade. As cores claras foram adicionadas na área central, formando um belíssimo conjunto que viaja entre o branco, o off, o amadeirado e o preto. Nas prateleiras, livros de diferentes formatos, espessuras e cores complementam o conjunto que convida ao bem-viver. “Nada chama muita atenção para si. Consideramos este o grande diferencial do espaço”.
Stelar Black NA 60x120cm Projeto: Reginaldo e Silva Foto: Yuri Panichi Parceiro: Inovar Acabamentos
Vestindo o chão com energia e personalidade, Stelar Black foi o porcelanato escolhido. Tanto na sala quanto na varanda, ele faz referência à profundidade dos pontos mais extremos do universo, contribuindo com a viagem proporcionada pelos livros. Com um acabamento natural e polido, o porcelanato fecha o conjunto detalhadamente pensado pelos arquitetos. “Um ambiente totalmente acolhedor e diferente, que tornará o momento da leitura ainda mais atrativo”, complementa.