Qual a melhor forma para cortes e furos em lastras?

Instalar lastras exige uma série de cuidados e atenção redobrada. Afinal, elas são peças ainda mais especiais e precisam ser manuseadas e assentadas de acordo com as exigências do produto.
Por conta desta atenção a mais, preparamos uma série especial para você, que quer usar e abusar da estética, da sofisticação e dos diferenciais do produto.
Na última publicação (veja aqui), trouxemos algumas dicas importantes para que o assentamento seja feito da melhor maneira possível. Agora, você entenderá como preparar corretamente os cortes e as furações nas lastras para garantir o resultado esperado.

Produto: Marmo Gris PO 120x240cm | Projeto: Reginato e Silva; Glaucio Silva e Cleide Reginato | Fotografia: Conrado Freitag.
Vamos nessa?
– Sempre que for necessário realizar cortes retos, utilize ferramentas adequadas e específicas para lastras, assim você terá resultados de cortes precisos e com qualidade. Raimond, Sigma e Rubi são as principais fornecedoras mundiais dessas ferramentas. No Brasil temos a Cortag, também referência no assunto.

Produto: Onix Grafite PO 120x240cm | Projeto: G7 Arquitetura | Fotografia: Kacio Lira | Loja: Revesth Acabamentos
– Apare as arestas com lixas ou ferramentas que promovam o alisamento das bordas, evitando pontas cortantes. Você também pode, ainda, chanfrar a base das peças para permitir o uso em meia esquadria.
– Para alívio de tensões, antes de realizar cortes retos é importante fazer um furo com broca diamantada no ponto de formação do ângulo de 90 graus. Somente após este passo, utilize a ferramenta elétrica de corte (maquita). Para isso, recomendamos uma ferramenta com rotação mínima de 1000 RPM.
– Outra dica importante: corte sempre no sentido do furo em direção às extremidades das peças.

Produto: Onix Grafite PO 120x240cm | Projeto: G7 Arquitetura | Fotografia: Kacio Lira | Loja: Revesth Acabamentos
– Ao realizar a furação para passagem de encanamento ou tubulações, o ideal é que seja utilizada uma serra copo diamantada no diâmetro do furo desejado, acoplada a uma furadeira elétrica. Deve-se manter a serra copo sempre refrigerada com água para facilitar o trabalho e reduzir a geração de pó.
Com estas dicas, com certeza os seus cortes e furações serão feitos perfeitamente bem. E agora que você conheceu a melhor forma de fazê-los, que tal aprender sobre como manusear os revestimentos de grandes formatos? Este assunto você confere no próximo post, aqui no blog!
Até lá, assista ao vídeo:







