
Quais técnicas utilizar para fazer o assentamento dos grandes formatos?

Além de proporcionar uma sensação de amplitude, agregar valor estético e trazer mais sofisticação para a decoração, os porcelanatos de grande formato mudam completamente a nossa percepção sobre o ambiente.
No entanto, a instalação, mesmo que rápida, exige uma série de cuidados. É preciso se atentar ao manuseio, armazenamento, assentamento, rejunte e a outros detalhes que farão a diferença no trabalho e darão, ao espaço, a beleza que você espera.
Para entender melhor o assunto, vamos embarcar juntos em uma jornada sobre as lastras. Por meio de uma série com quatro publicações, você conhecerá os cuidados e as técnicas necessárias para atingir o resultado almejado no seu projeto. E para começar, atente-se às dicas e saiba qual a melhor forma de fazer o assentamento da peça!
Produtos: Marmo Gris 120x120cm; Marmo Brown Bianco Oro | Nuvola Off-white 120x240cm; Unique Branco PO 120x240cm; Apuan Gelo AC 120x240cm | Produção: Deborah Apsan | Foto: SLA Photo Studio.
– Para movimentar as lastras, use ferramentas adequadas que transmitam estabilidade e segurança para as placas, já que o formato e a espessura necessitam de cuidado redobrado.
– Lembre-se: as movimentações devem ser sempre realizadas por pelo menos duas pessoas!
– Para alívio de tensões, antes de realizar cortes retos é importante fazer um furo com broca diamantada no ponto de formação do ângulo de 90 graus. Somente após este passo, utilize a ferramenta elétrica de corte (maquita). Este procedimento é bastante importante, uma vez que previne quebras e cortes indesejados.
– Posicione as lastras sobre o cavalete para realizar a aplicação da argamassa de assentamento – que deve ser preparada utilizando, preferencialmente, um misturador elétrico para obter uma mistura mais homogênea.
– Utilizando uma desempenadeira dentada 3MM, aplique a argamassa de assentamento no sentido paralelo ao lado mais curto do revestimento. Vale ressaltar que na parede ou no piso, a argamassa deve ser aplicada com desempenadeira dentada 8MM, no mesmo sentido da aplicação feita no revestimento, sem cruzar os cordões.
– Outro detalhe é que, como as peças possuem espessura reduzida, não é indicado utilizar martelo de borracha diretamente sobre a peça para o amassamento dos cordões. O ideal é optar pela desempenadeira, para que a força aplicada possa ser distribuída na maior área possível.
– Sempre que for necessário realizar cortes retos, utilize ferramentas adequadas e específicas para formatos grandes, assim você terá resultados precisos e com qualidade.
– E por fim, após o assentamento do revestimento cerâmico, proteja a área assentada contra danos que possam ser causados por eventuais tráfegos no local da obra.
Agora que você já sabe como fazer o assentamento do porcelanato, fique atento à próxima publicação! Nela você entenderá, com detalhes, sobre a preparação dos cortes e furações nos revestimentos de grandes formatos. Enquanto isso, assista ao vídeo de instruções para assentamento de lastras e grandes formatos:
Até lá!