
Piso de caquinho: ele está de volta!

Revestimentos em pedacinhos que se completam e formam mosaicos cobrindo pisos e paredes. Você já deve ter visto esse modelo de revestimento na arquitetura de algumas cidades ou casas mais tradicionais. Clássico da arquitetura brasileira dos anos 1940 e 1950, o piso de caquinho está de volta, e ressurge com mais qualidade e tecnologia.
Essa nova tendência que resgata o charme do passado e nos enche de nostalgia esteve presente em alguns projetos apresentados na Mostra Glass Home 2021, realizada em Novo Hamburgo (RS). Confira:
ESPAÇO BOSSA – STUDIO BLOCO ARQUITETURA
Assentado em recortes que não se repetem, o porcelanato Ártico Alpe lembra os pisos de caquinhos de casa de vó. O projeto, assinado pelo Studio Bloco, tem uma dualidade entre o popular e o erudito, entre o aconchego e a sofisticação, entre o jazz e o samba, e é composto por três espaços que se complementam: a biblioteca, o living e o lavabo.
“A escolha dos materiais partiu da ideia de resgatar elementos presentes na casa brasileira, como o forro em madeira, o piso de caquinhos cerâmicos e a parede de tijolinhos, através de uma releitura contemporânea destes elementos”, afirma Maicon Soares, arquiteto e sócio do escritório. Um dos diferenciais deste projeto é o astral despojado e sofisticado, a riqueza de texturas e o sentido de unidade que existe entre os três ambientes.
VARANDA-BALCÃO DO ESCRITÓRIO TAMARA RODRIGUEZ ARQUITETURA
“Um espaço criado para o equilíbrio dos sentidos, integração e conexão”, é como a arquiteta Tamara Rodriguez define o projeto. Uma varanda que ressalta a importância que as áreas externas ganharam nos últimos tempos. Muito além das confraternizações, este ambiente é também um lugar de conexão com a natureza, com o bem-estar através da prática de atividades físicas e da integração social e familiar.
Para valorizar o aspecto natural deste espaço, a profissional optou pelo porcelanato Arenária Bege em um recorte original e inovador, com o piso em caquinho, explorando as possiblidades do porcelanato.
O piso de caquinho deixa os ambientes ainda mais exclusivos pela criação de visuais únicos e personalizados. É uma opção sustentável, já que utiliza cada parte do revestimento, e é garantia de um espaço cheio de charme e memórias afetivas.