Para academias de alto desempenho… vinílicos!
Quando se trata de projetos de academia, todo detalhe precisa ser minuciosamente pensado. Afinal, cada escolha, desde o piso até a iluminação e disposição dos equipamentos reflete no desempenho, na experiência dos frequentadores e no perfeito funcionamento do espaço. São os detalhes que proporcionam um ambiente agradável, que motivam à prática esportiva e que, principalmente, contribuem com a segurança, a higiene e o desempenho do ambiente.
O arquiteto Renato Savelle sabe muito bem disso! Ao desenvolver o projeto da Academia Life Fit, unidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, se debruçou sobre papéis e sistemas, estudou e definiu as prioridades e certezas, visando o desempenho. Uma delas, conta, foi a utilização dos revestimentos vinílicos no chão. Com uma estética amadeirada, suave e discreta, Lotus Camel foi a opção da vez. “Quando eu soube que a Eliane estava inserindo esta alternativa – Eliane Floor – no mercado, fui em busca para conhecê-la melhor. Não tivemos apenas uma apresentação do produto, mas sim uma aula técnica sobre capa, espessura e todos os atributos do produto. Ficamos muito animados e, ali, tivemos a certeza de que seria a nossa escolha”, conta Savelle.
O resultado, diz ele, superou as expectativas em termos de desempenho. “Uma das principais vantagens é a resistência ao desgaste. Os vinílicos são projetados para resistir ao impacto constante de equipamentos de ginástica pesados, como anilhas, halteres e máquinas de musculação. Além disso, sua capacidade de absorver choques ajuda a proteger o piso e a reduzir o ruído, tornando o ambiente mais agradável”, explica o arquiteto.
A facilidade de manutenção também foi levada em consideração. Os pisos vinílicos são conhecidos por sua resistência a manchas e facilidade de limpeza. Pontos importantes para academias, onde o suor e líquidos derramados são comuns. “É um material resistente, de fácil limpeza, assentamento tranquilo de ser feito. Recomendo muito a utilização não apenas para áreas residenciais, mas comerciais também, onde é preciso ter cuidado com as especificações por conta do alto fluxo de pessoas e equipamentos pesados”.
O resultado foi tão bom que o arquiteto já se prepara para tirar do papel os projetos de mais duas unidades. A próxima será a Downtown, e o revestimento escolhido será o Evoque Noz, aprimorando o desempenho. “Se deixar cair um equipamento, o vinílico absorve bem e não danifica. Além disso, tem uma estética funcional, versátil e totalmente adaptável a qualquer projeto”, diz o profissional ao completar: enfim, uma escolha inteligente, que combina resistência, segurança, facilidade de manutenção e beleza. Uma opção para qualquer academia ou ambiente que busca oferecer a melhor experiência aos clientes”, destaca.