Os designers da exposição Novos Tempos Eliane no DW
4 min de leitura | admineliane
A exposição Novos Tempos, na Casa Brasil Eliane, está apresentando a criação de 10 grandes nomes do design brasileiro. Criativos que receberam o desafio de transformar porcelanatos em mobiliários exclusivos. Quatro deles criaram a partir dos grandes formatos da Eliane, dando origem a relógios, chaise, mesas, aparador e mosaico de espelhos. Peças que apresentam todo o potencial criativo e funcional da cerâmica, bem como estão carregadas do conceito criativo dos profissionais.
Saiba quem são os profissionais por trás de cada peça:
Karol Suguikawa
Karol Suguikawa é designer e arquiteta mato-grossense, que atua com produção autoral e comercial. As referências vêm da moda, arquitetura e do design radical italiano no estilo Memphis. Nas artes, flerta com neoconcretismo brasileiro e com produção de Amílcar de Castro e Sergio Camargo. Para a Eliane, Karol abraçou um desafio dobrado: materializar o tempo em relógios gigantes, e trazer conforto e aconchego em forma de uma chaise.
Relógios XL traz todo o arrojo formal técnico e estético das lastras de grandes formatos. É feito com Marmo Branco PO 120x240cm. Num corte gestual que divide a peça em duas partes; giro e encaixe dessas peças cria um relógio com o máximo aproveitamento das lastras. O resultado é um conjunto de relógios contemporâneos, mas com proporções vintage – 2,40 de altura.
Já Chaise Tectônica tem um olhar no neoconcretismo brasileiro. É uma escultura funcional; três blocos que podem formar uma escultura ou, se justapostos, podem formar uma chaise. O nome se dá pelo peso visual da peça e os deslocamentos de grandes blocos. A criação leva o porcelanato Antracite AC 120x240cm.
Pietro Oliveira
Pietro Oliveira é um designer belo horizontino. Em 2018 fundou a CABOCO a empresa de design que une referências modernistas e regionais, com a visão de difundir o design através da conexão e valorização de artesãos locais na produção de suas peças. Pietro recebeu pelo prêmio Casa Vogue Design o título de talento em ascensão. Pela familiaridade de parcerias com a indústria, topou criar a partir de porcelanato, e desenhou a Mesa Tropa.
Uma base de estrutura metálica sustenta o tampo em Marmo Gris PO 120x240cm, e dessa união nasce uma mesa de jantar com pés de metal curvo, valorizando e dando protagonismo à cerâmica, preservada quase que na sua originalidade, tendo removidas apenas as quinas.
Plataforma4
Há 6 anos, Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite, quatro designers, se uniram para tirar do papel o próprio universo e, juntas, exploram o lado a lado, a potência criativa de cada uma, pensando e desenvolvendo móveis e objetos. Após anos de reuniões à distância e muita criação virtual, reuniram o trabalho em um showroom inaugurado recentemente na Rua Ferreira de Araújo, 818 no Baixo Pinheiros, onde apresentam a produção de móveis internos e externos, tapetes, luminárias, vasos e objetos. Um espaço de troca, criação e valorização do trabalho autoral, onde ampliam o fazer colaborativo, também com parceiros, artistas e novos serviços.
O Painel Mosaico foi criado a partir dos porcelanatos Micron Branco e Coral NA 80x80cm e espelho. Reinterpreta a imagem de pisos de cacos cerâmicos, numa escala expandida formando uma composição irregular de peças. O piso de caquinhos, utilizado a partir da década de 1940 nas tradicionais casas brasileiras, é considerado um legado à história paulistana. Um revestimento que permanece no imaginário e na memória afetiva dos paulistanos. O Painel Mosaico partiu dessa referência para criar uma peça contemporânea.
F.studio
Das paisagens urbanas e fabris surgem as referências do F.studio – um estúdio de arquitetura e design de São Paulo, idealizado em 2013 por Fernando Fernandes, Felipe
Vargas e Flavia Araujo. O trio, de Minas Gerais, inspira em seus desenhos o ritmo leve
das formas bem delineadas combinadas a materiais e texturas característicos da região – ferro, madeira e concreto. Experimentam desde a escala do objeto e móveis até a edificação e a cidade.
Veio dessas experimentações a inspiração para Aparador Vila. Como um jogo de montar, a estrutura da peça nasce da soma de barras de aço em diferentes formatos (redondos, quadrados e retangulares), parafusos e chapas. Somada a essa estrutura, o porcelanato Micron NA 80x80cm, nas cores Branco, Preto, Cinza e Coral, como elemento horizontal e funcional, além de prateleiras e caixa no aparador. As barras de aço tubulares trazem uma maior estabilidade e leveza, e a característica de colorbody – massa única – do porcelanato Tecxtone, permite acabamentos de encaixe em friso, bordas arredondadas para as prateleiras e chanfros para a caixa.
A exposição Novos Tempos é uma das principais atrações do DW! A Semana de Design de São Paulo, e tem curadoria de Regina Galvão, direção técnica de Alexandre Brunato e apoio técnico de Andressa Sant’anna.
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Aviso de privacidade