Memória Eliane: um ano para recordar

Doze meses não é tempo suficiente para recontar essa história. Ainda assim, com um olhar seletivo para pinçar os melhores momentos dentre tantos, foi o período que escolhemos para narrar 60 anos em quatro estações: primavera, verão, outono e inverno.
Como todo ser vivo que depende do calor, da chuva, vento e umidade, a Eliane se viu face a face com todo tipo de acontecimentos. Feito semente lançada em terreno fértil, cresceu forte, criou raízes, balançou em alguns vendavais, sentiu no rosto a chuva e a agradável ardência do sol.
Da analogia dos fatores climáticos para a vida real, é hoje essa gigante de estrutura física que já não choca tanto aqueles que vivem aqui, mas deixa de queixo caído quem vê pela primeira vez. Internamente, rende uma boa caminhada. No mapa, atravessa estados, países, continentes.
Hoje tem residência em três lugares: Camaçari, na Bahia, Criciúma e Cocal do Sul, em Santa Catarina. O empreendimento sexagenário que tanto espanta pela grandiosidade em metros quadrados, surpreende também pelos números. A Eliane é a principal empresa da cidade de Cocal, responsável direta por quase metade da arrecadação de ICMS.
Entre as empresas sediadas na região da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), apontou em 2019 como a mais importante geradora de Movimento Econômico, com o equivalente a 4,42% de toda a região carbonífera, cerca de 0,22% do Valor Adicionado produzido pelo Estado. Em Santa Catarina, ostenta a 24ª posição no ranking das 100 maiores. Nacionalmente, figura entre as mil maiores, na colocação 866, segundo levantamento da Revista Exame em 2019.
Como árvore frondosa que até se movimenta conforme o vento, mantém firmes as raízes, bem presas na base. O porquê disso se encontra no início de tudo. No passado, já era grande. Em 1960, um começo ousado. Em 1970, a marca de 300 mil metros quadrados de revestimentos por mês. Pioneirismo na produção de azulejos decorados, empreendedorismo com o lançamento de porcelanatos no Brasil, em 1996.
A história é longa, e continua no próximo mês com mais um passo largo adiante, com a inauguração da nova unidade de produção de porcelanatos, na Eliane III.







