Memória Eliane: Quando acreditar é a única opção

O ano era 1960. Máquinas e funcionários parados. Na realidade daqueles dias, salários atrasados também perturbavam a consciência. Situação que não durou muito tempo. Com 300 mil cruzeiros em uma pasta, Maximiliano Gaidzinski rumou para o juiz a fim de colocar todo o dinheiro em acordos trabalhistas. Responsabilidade social, uma marca da empresa desde então.
Ainda era janeiro de 1960 quando máquinas e funcionários voltaram à ativa na Cerâmica Cocal – já Cerâmica Eliane. O alívio de não conviver mais com as dívidas antigas viria apenas dois anos depois, mas o pior já era passado. Com a capacidade máxima a produção era de 9 mil metros quadrados de azulejos brancos por mês. Número expressivo para aqueles dias, mas os azulejos eram brancos – os decorados ainda estavam a caminho. E vieram fruto de muita persistência.
Durante as noites, um sono intranquilo velava as peças que saíam do forno. Já dia claro, a comida aguardava ali perto, para preservar o calor, esperando a hora em que o serviço pudesse dar uma trégua. A vigia era constante. Havia tanto em jogo a ponto de não colocar em dúvida o esforço. Depois de acertado o ponto da temperatura do forno, foi seu Milo quem recebeu nas mãos o primeiro azulejo 15×15 cm decorado ainda quente, um nascimento de sucesso depois de tanta persistência.
Um beijo na peça consolidou o momento de vitória, e fez do azulejo um item histórico (que pode ser visto no Memorial da Eliane em Cocal do Sul, Santa Catarina). A produção de azulejos decorados acabou por se tornar mais que uma novidade, foi a mola propulsora do avanço tecnológico e serviu como base para o crescimento. A persistência é uma essência que se mantém, que está arraigada ao DNA da Eliane.
Boreal é a coleção que carrega no seu código genético o pioneirismo de uma empresa que foi além da ousadia, acreditou que era possível, como se fosse a única opção aceitável. Inspirada nessa coleção histórica dos 15×15, com uma qualidade e precisão de desenho melhor também devido as mudanças no processo durante esses anos e os materiais como as granilhas e as tintas.







