Live: as delícias e os desafios de projetar para grandes obras

Rodrigo Sambaquy vive um feliz casamento a 3. E a relação já dura mais de 30 anos. Da amizade dos colegas de faculdade nasceu a RAF Arquitetura – escritório carioca cujo nome foi criado a partir das iniciais dos sócios Rodrigo, Aníbal Sabrosa e Flávio Kelner. Uma história de sucesso entre amigos com uma profissão em comum que cresceu a ponto de credenciá-los na realização de grandes obras.
Foi sobre a trajetória profissional e as implicações de projetar grandes empreendimentos que falou o arquiteto Rodrigo Sambaquy na live para o perfil @elianerevestimentos nesta segunda-feira (05). Os desafios na vida de arquiteto – e associados – foram muitos: desde realizar um projeto inteiro apenas para comprar uma linha telefônica (uma fortuna, na época), até a adaptação às transformações tecnológicas das últimas décadas.
Resilientes e versáteis, os sócios/amigos, mais toda a equipe, transitam por diversos tipos de projetos, especialmente os grandes. Na lista de entregas estão hospitais, shopping centers, edifícios comerciais e industriais, e muitos outros de maior porte. E os desafios também são vários: um deles é conectar vários pequenos projetos em um só, em um único lugar. Áreas de alimentação, lavanderia, hospedagem, setores administrativos, internos ou abertos ao público, fluxo de limpos e sujos – em casos de hospitais, etc.
Quanto maior a obra, maior a geração de resíduos. Por isso, a sustentabilidade também começou como uma meta a ser alcançada – como acontecia inicialmente com a maioria – e hoje em dia é prática intrínseca aos projetos. Mais que sustentáveis, a busca é por soluções responsáveis, pensando no ambiente, no social, no acessível e, claro, na estética.
Assista em @elianerevestimentos.







