Lar, doce ninho: uma reflexão sobre o papel da casa nas nossas vidas

Vivemos uma era de interiorização do ser humano e ressignificação das coisas. A busca por experiências e aconchego vem se tornando mais importante do que possuir bens e objetos. E, seguindo esta vertente, a casa passa a ter mais valor.
Para Cláudia Silvestre, arquiteta, consultora e proprietária da Formus Movelaria, “estamos buscando o que está dentro e voltando a ter um vínculo afetivo com nosso ninho. Yoga, reiki, astrologia… Nunca se viu tanto dessas atividades. E o lar também entra nesta realidade. Ele precisa ser terapêutico, um lugar de cura”.

Cláudia alerta no bate-papo para a revista Emag que esta é uma oportunidade para arquitetos, marcas e designers explorarem novas fronteiras e defende que é função deles organizar o turbilhão de informações recebidas diariamente para promover o bem-estar dos clientes em seu próprio espaço. “A casa precisa acolher e contribuir para a sanidade do morador”, define.
Por isso, torna-se essencial alinhar estrutura, revestimentos, mobília e objetos a três variantes fundamentais: o tempo, a atmosfera e o morador. Ela explica: “O tempo quer dizer o momento em que a pessoa vive, a atmosfera está ligada ao meio ambiente e o morador é a alma daquele lugar”.

Em uma análise mais profunda, resultado de muitos estudos e pesquisas, a arquiteta também observa que a maioria das pessoas ainda não está num nível de percepção de identidade delas mesmas e que os criadores precisam ajudar a decodificar quem é este consumidor.
Então, a partir daí, com o domínio da linguagem profissional, das leis da estética e da harmonia, serem capazes de construir um ninho singular para cada pessoa. “A casa não pode virar um museu de visitação particular, não pode ser uma persona porque é pra lá que sempre estamos indo. Você precisa sentir que o seu quarto é o melhor quarto do mundo”, reflete.

Fotos Formus Movelaria por SLA Photo Studio
Quer continuar acompanhando esta reflexão superinteressante? Baixe agora mesmo a sua versão digital da Emag e confira esta matéria na íntegra!







