Criatividade para materializar espaços à beira da realidade

Criatividade atrelada com soluções alternativas abre caminho para a felicidade humana. Ser autêntico e contrapor o naturalismo radical e o aspecto sóbrio e minimalista das duas macroprevisões anteriores: a palavra de ordem é a originalidade.

Foto: Imagem meramente ilustrativa
Uma visão mais tecnológica e imaginária do mundo, onde podemos idealizar novas realidades e criar espaços que brincam com uma infinidade de cores, combinações e formas. Uma resposta bem-humorada às restrições e caos dos últimos anos.
Na última parte das macroprevisões para 2023/24, uma celebração à alegria de viver e uma sensação otimista do futuro abrem caminho para o movimento Exuberância Imaginada.

Foto: Imagem meramente ilustrativa
Exuberância Imaginada
A criatividade é um dos principais drivers para as transformações e desafios do futuro, quando soluções alternativas serão necessárias para criarmos uma sociedade mais feliz e tolerante. A inspiração em universos paralelos como o metaverso e a exploração espacial abrem caminho para novas combinações e estilos.
A exuberância surge com uma nova linguagem, e não necessariamente está relacionada ao maximalismo ou excesso de informação. Aqui ela ganha um frescor contemporâneo com formas, cores e texturas que contam histórias e carregam memórias, energias e sentimentos que deixam uma herança para as gerações futuras.
Contrastes inesperados, mármores exóticos, texturas naturais e tecnológicas, e um colorido equilibrado com tons luminosos e vibrantes, deixam os projetos e ambientes mais expressivos e espontâneos. Novamente passado e futuro se encontram em uma mistura de referências históricas com ficção científica. A tecnologia se torna mais humana e sensorial, aproximando as pessoas ao invés de distanciá-las, criando um senso de conexão real com espaços e produtos.

Foto: Imagem meramente ilustrativa
Cores raras
A cor tem protagonismo na macroprevisão Exuberância Imaginada. Ela atualiza os clássicos, desperta os sentidos e tem poderes curativos e terapêuticos. Sólida ou aplicada através das texturas e grafismos, pode surgir também com materiais naturais exóticos como a pedra e o mármore.
Os mármores exóticos e ornamentais, disponíveis na Eliane, também são uma ótima ferramenta para levar cor para os projetos, preservando o estilo naturalista do design e arquitetura atuais.
Concretismo digital
O estilo industrial pesado e simétrico dos últimos anos dá espaço a um estilo mais jovial e tecnológico, com camadas digitais quase que imaginárias. Materiais leves e translúcidos, cores sutis e insaturadas, muito mais texturizadas e sensoriais, com aspecto desbotado e acabamento fosco, atualizam o estilo industrial clássico. O aço inoxidável colorido, com inspiração cósmica e espacial, é um elemento chave dessa tendência e traz originalidade aos espaços, quebrando a sobriedade das linhas retas e materiais mais brutos.
A coleção Micron, lançamento da Eliane para 2022, traz uma cartela de cores contemporâneas e com inspiração natural, nos principais granitos brasileiros, em uma reinterpretação criativa e atemporal para o novo estilo industrial. Para pisos e paredes, residenciais e comerciais ou para aplicações na arte da porcelanataria, Micron celebra a criatividade e a versatilidade da arquitetura contemporânea.
Luxo futurista
O visual luxuoso e futurista criado pelos metais, principalmente espelhados e texturizados, tem papel fundamental na macroprevisão Exuberância Imaginada. Com inspiração espacial e extraterrestre, o cobre, o alumínio e o aço inoxidável com acabamento espelhado trazem elegância e novas narrativas para os projetos.
Os metais possuem funções que vão muito além da estética: o cobre, por exemplo, tem propriedades antibacterianas, desempenhando papel importante na vida de consumidores que buscam conforto e uma vida mais saudável.
As peças artísticas, com acabamentos metalizados especiais, preservam o vanguardismo da Eliane, que levam para o mercado produtos exclusivos produzidos com técnicas que misturam o feito à mão e o industrial. Azulejos com pequenos formatos, como 29x29cm e o delicado 7,5x15cm, suavizam a força dos metais, deixando as paredes mais suaves e sofisticadas.













