Connectarch Summit 2021: Confira como foi o primeiro dia
4 min de leitura | admineliane
Começou a 2ª edição do Connectarch Summit, o maior evento digital de arquitetura e design, promovido pelas marcas Eliane e Decortiles. Nesta terça-feira (10) o evento reuniu grandes referências da arquitetura, design, comportamento, inovação, criatividade e outros temas ligados à atualidade. Os arquitetos Sarkis Semerdjian e Fernando Forte; o estilista Ronaldo Fraga e o futurista Peter Kronstrøm foram alguns dos nomes do primeiro dia de evento, falando sobre o tema “Mentes Criativas”, com comentários de Pedro Ariel, curador da CasaCor.
Processos criativos
A primeira palestra do dia foi comandada por Sarkis Semerdjian, do escritório Pascali Semerdjian Arquitetura. Com o tema “Processos”, Sarkis mostrou que cada etapa da criação ocorre de uma maneira diferente, porque todas são muito particulares especialmente pela situação em que é vivenciada.
Segundo Sarkis, não há como ter muito controle sobre o processo criativo, que é um pouco diferente do que acontece com o da arte. Sarkis mostrou o funcionamento de algumas dessas construções de processos criativos, exemplificando com projetos desenvolvidos por seu escritório. “Tem coisas que levaram cinco anos para ficarem prontas. Lógico que não ficamos cinco anos fazendo. Você faz, depois para e depois de um tempo retoma. É que a insatisfação faz parte deste processo”.
Estudos futuros
A segunda palestra da noite ficou a cargo do futurista Peter Kronstrøm, dinamarquês de nascimento e brasileiro de coração, fundador da Future Lounge e Head do Copenhagen Institute for Futures Studies Latin America, que abordou o tema: “Future Connect – Transformações Contínuas – Estudos futuros”.
De acordo com Kronstrøm, “o futuro sempre pode ser muito mais maluco do que possamos imaginar”, por isso, os estudos futuros servem para nos ajudar a tomar atitudes inovadoras hoje.
Gentileza urbana
A terceira palestra do Connectarch Summit 2021 foi “Arquitetura Plural” com Fernando Forte, do escritório FGMF Arquitetura. O arquiteto mostrou que a arquitetura é intimamente ligada à vida e às atividades das pessoas e que, portanto, ele tenta levar um pouco de gentileza urbana à cidade, alargando as calçadas, por exemplo, como no caso do projeto da Japan House.
Fernando apresentou diversos projetos que mostram essa pluralidade de atuação do escritório FGMF, desde design para casinhas de cachorro – projeto que foi idealizado pelo designer Kenya Hara, diretor artístico da Muji, que convidou arquitetos de vários países para pensar novos ambientes arquitetônicos a fim de mudar a forma de interação entre tutores e seus cães.
Para Forte, a gentileza urbana é algo que precisa estar na pauta da sociedade. “A solução não é se fechar atrás de arames e grades”, é preciso raciocínio arquitetônico para a reutilização de uma ideia que crie espaços bem aproveitados.
Design, moda e arquitetura
A última palestra da noite foi com o estilista Ronaldo Fraga, que abordou “O design de moda como crônica de um país”, enaltecendo a contribuição de Lina Bo Bardi para a arquitetura e o design brasileiro, principalmente com a criação da primeira escola de moda no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand). Outra grande referência que guiou a apresentação do estilista foi Mário de Andrade.
Ronaldo conta que o livro “O turista Aprendiz”, no qual o escritor faz um relato de suas aventuras de viagem desbravando os rincões do Brasil, o influenciou de tal forma que ele se propôs a seguir o estilo de vida do poeta para poder viajar pelo país.
Além de apresentar algumas de suas coleções, que priorizam a cultura local e valorizam o design simples e a funcionalidade das peças, Ronaldo Fraga também apontou a necessidade de utilizar a moda e o design para ser muito mais do que roupa.
Mais experiências
Nesta quarta-feira (11), o tema do segundo dia de Connectarch Summit 2021 é “Futuros Possíveis”, com a participação do astrofísico Luiz Alberto Oliveira, com o tema: Futuros incertos, possíveis, desejáveis, às 17h. Logo em seguida, será a vez do painel de Andrea Bisker e Daniela Klaiman com a palestra “Future in Motion”. Às 19h, Lisiane Lemos, Forbes Under 30 faz a sua apresentação. E a última atração da noite, às 20h, será a palestra do famoso designer israelense Dror, com o tema “The future of ecological harmony”.
As transmissões on-line serão através da plataforma www.connectarch.com.br para Brasil e América Latina e contarão com recursos de acessibilidade como audiodescrição para cegos e pessoas com baixa visão e tradução simultânea em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), além de opções de áudio em idioma nativo e tradução simultânea para português e espanhol.
Confira aqui e confira as atrações do segundo dia.
As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Aviso de privacidade