
Argila é transformada em arte com técnicas artesanais

A beleza da imperfeição e a fascinação crescente pelo handmade vêm dando destaque às peças feitas em cerâmica manual.
Assim como cada vez mais queremos saber de onde vem o alimento que ingerimos, conhecer a história de quem faz nossas roupas, também desejamos nos aproximar da essência de quem produz outros elementos do nosso cotidiano, entre eles, utensílios para servir e objetos de decoração.
Com isso, surge no mercado nacional e internacional uma boa leva de inspirados ceramistas artesanais que buscam entregar peças únicas, produzidas em pequena escala.
Fotos Divulgação Coleção Areia – Noni SP
“Eu vejo que a cerâmica sofreu uma releitura. Minha geração experimenta a ressaca da revolução tecnológica e o estilo de vida que veio com ela. Estamos tentando fazer algo significativo, verdadeiro e honesto e, nesse caminho, encontramos os trabalhos tradicionais e milenares que dão movimento à nossa rotina”, reflete a designer Fernanda Giaccio, proprietária do ateliê Noni SP em entrevista para a Emag.
Ela define seu trabalho como uma integração entre a poesia do artesanal com a racionalidade do design. “As argilas e os esmaltes oferecem milhares de opções, conforme se trabalha e se conhece os materiais. O resultado é sempre um novo aprendizado. Manipular tudo isso é extremamente inspirador”, relata.
Fotos Divulgação Coleção Flocos – Olive Cerâmica
A ceramista Sofia Oliveira, da Olive Cerâmica, concorda com Fernanda. “Acho que tudo isso veio com o slow movement, essa aversão ao capitalismo a qualquer custo. Não acho que seja apenas uma moda, mas sim, um movimento maior e a cerâmica artesanal acabou entrando nisso”, afirma.
Publicitária por formação, Sofia iniciou o ateliê há quatro anos quando buscava se encontrar na vida profissional. “Já tinha tentado tudo na minha área, então comecei a fazer cursos e a cerâmica foi paixão à primeira vista”, conta.
Tanto Fernanda quanto Sofia trabalham com coleções bem elaboradas, rústico-sofisticadas e funcionais, usando a junção da argila com esmaltes em diferentes pigmentos para cativar qualquer apreciador de produtos com design feito à mão.
“Espero que as pessoas que usam minhas peças tirem o momento para realmente curtir o que estão fazendo. O prazer de parar e tomar um cafezinho ou fazer uma janta com os amigos às vezes é esquecido. Espero estar neste tempo prazeroso da vida das pessoas”, define Sofia.