
Porcelanato: uma paixão nacional

Entra ano, sai ano, e o porcelanato continua sendo um dos revestimentos mais especificados por arquitetos e desejados por clientes que buscam unir resistência, manutenção e estética em um único produto.
O porcelanato é sempre o primeiro revestimento que vem à mente no início de uma obra. Isso porque, além da beleza pela qual é conhecido, a resistência alcançada no processo de fabricação torna esse material resistente à rotina diária e de longa vida útil. É um investimento para a vida!
Esmaltados x Não esmaltados
Silex Branco PO 90x90cm | Arquiteto: Larissa Catossi Andrade Oliver Arda Arq | Foto: Arj Estudio
Para facilitar a escolha e evitar ilusões, tenha em mente que existem dois tipos de porcelanato: os esmaltados e os não esmaltados. Os não esmaltados são indicados para espaços de grande circulação ou variação de temperatura. “Esse material é mais resistente à abrasão e absorve menos água (0,1%), diz Anderson Patrício Eziquiel, coordernador da Garantia de Qualidade da Eliane. Já os esmaltados têm absorção de água menor ou igual a 0,5% e são mais indicados para o uso residencial, onde o tráfego é menor, tanto em áreas internas como externas. De acordo com Anderson, o material está disponível em versões de acabamento polido, acetinado e resistente ao escorregamento.
Resistência e versatilidade
Micron Coral, Verde e Preto PO 80x80cm | Produção: Deborah Apsan | Foto: Evelyn Muller
Ao contrário dos acabamentos monolíticos, que impõem restrições de aplicação por conta da resistência mecânica, da sensibilidade às intempéries e da porosidade, o porcelanato possui características naturais, e também adquiridas ao longo dos anos, que o tornaram mais versátil. Com o respaldo da tecnologia, a aplicação do material se estendeu aos ambientes externos, paredes, móveis e até bancadas, seguindo as especificações técnicas de aplicação para cada local.
O porcelanato traz mais personalidade aos projetos, sem transformar os moradores em reféns da preocupação com riscos, manchas e rachaduras, uma vez que o material é altamente resistente à abrasão física e química.
Essa versatilidade vai além das possibilidades de aplicação. A tecnologia de impressão digital 3D também tem colaborado bastante para resultados cada vez mais surpreendentes. Acompanhando as tendências mundiais, os porcelanatos da Eliane imprimem, de forma fidedigna, a beleza natural de materiais básicos, como pedras, tijolos, madeiras e concreto, além de estampas geométricas e texturas. O formato das peças também contribui para resultados mais refinados. Formatos gigantes, com bordas ‘flat’, cobrem grandes superfícies com juntas minimalistas de (1mm) entre as peças. Esse efeito agrega elegância, unicidade e amplitude visual aos ambientes, sem abrir mão da durabilidade incomparável de um revestimento cerâmico.
Manutenção
Onix Grafite PO 120x240cm | Projeto: Dani Colli | Arquiteta: Duo Morumbi | Foto: Kadu Lopes
Por fim, de nada adianta ter um revestimento lindo, mas passar horas limpando ou “pisando em ovos” para não manchar ou riscar. A praticidade é um critério decisivo na escolha do revestimento, não só para a limpeza, como para eventuais reparos. Nesses quesitos, mais uma vez, o porcelanato é nota dez! A limpeza diária não requer mais do que água e detergente neutro para porcelanato em um pano macio, ou, em alguns casos, um pouco de saponáceo líquido. E, se no futuro for preciso trocar alguma peça, o serviço é pontual, sem a necessidade de refazer o piso, como demandam os acabamentos monolíticos.