
Mosaicos e grafismos inovadores em paginações criativas

A arte de criar sempre exige uma boa dose de inventividade e inspiração. Não à toa, os gregos antigos acreditavam nas musas, belas mulheres para inspirar aos mosaicos. É da palavra musa que deriva o termo mosaicos, técnica milenar que utiliza pequenas peças de materiais para formar painéis decorativos e paginações criativas.
Grafismos e geometrias complexas aparecem no mosaico Cronos, que tem cores branca e chumbo, inspiradas em rochas ornamentais.
A beleza deste trabalho encanta quem visita as construções greco-romanas e bizantinas ao redor do mundo. No Brasil, a Igreja da Pampulha, projetada por Oscar Niemeyer (1907-2012) em Belo Horizonte, conta com um mosaico de azulejos criado pelo muralista Paulo Werneck (1907-1987). Em diferentes tons de azul, a obra parece integrar o desenho curvilíneo do arquiteto ao céu da capital mineira.
Os mosaicos também guiam os caminhos de quem passeia pelas calçadas de diversas capitais do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e a própria Belo Horizonte, cada uma com desenhos que representam o mood e o jeito de ser de cada uma dessas cidades.
Ártemis investe em um hexágono orgânico no formato 30×30,3cm, tendência no décor
No décor e na arquitetura os mosaicos ganham força em revestimentos que exploram cores e geometrismos em pequenos formatos para criar paginações modernas com diversas possibilidades de uso, com toda tecnologia da indústria cerâmica, ao mesmo tempo em que resgatam esta arte milenar.
Com uma paleta de cores que vai do delicado marfim, passando pelo sóbrio tom de chumbo e chega no branco, os porcelanatos Cronos, Ártemis e Delfos brincam com quadrados, retângulos e hexágonos, propondo novas possibilidades para o design de interiores.
Lançadas neste ano, as novidades trazem formas orgânicas e geométricas, e estampas inspiradas em rochas ornamentais, que marcaram a arquitetura e a humanidade. Todas as peças são fabricadas a partir de porcelanatos com a mais alta tecnologia de impressão HD, que foi desenvolvida para inspirar a decoração dos sonhos de cada um.
Com formatos 30×30,3cm, 31×46,2cm e 29x45cm, as peças podem ser utilizadas em fachadas, paredes com curvatura, colunas e, inclusive, no interior de piscinas – exceto Cronos e Delfos nas versões Chumbo, que não são indicados para esta última utilização – trazendo a arte do mosaico de volta ao protagonismo que ocupa nas grandes obras da humanidade.
Delfos brinca com retângulo de diferentes tamanhos para propor paginações fora do comum.