
Live: Lara Kaiser apresenta uma arquitetura em prol da vida

O sonho de infância era ser médica. Salvar vidas. Mas, com o passar do tempo, Lara Kaiser entendeu que seu futuro estava diretamente ligado à arquitetura. E foi na faculdade que ela, de fato, se encontrou, quando descobriu que poderia, de alguma forma, unir duas vontades.
Um segmento da profissão permite que se projete espaços de saúde, instalações médicas e hospitalares, partindo do zero ou adaptando construções já existentes. Função que ela exerce há muitos anos. E foi sobre isso a conversa com a arquiteta Lara Kaiser no perfil @elianerevestimentos nesta quinta-feira (17).
Há cinco anos como diretora de healthcare do escritório em São Paulo da Perkins&Will, Lara atua com uma equipe de 80 arquitetos, atualmente com cerca de 20 projetos em andamento. Nesse período, tem percebido um movimento cada vez maior de projetos de hospitais e unidades de saúde sendo implantadas em edificações já existentes e que não necessariamente foram concebidas para esse uso.
O comportamento, segundo Lara, pode ser reflexo da economia. Com a pandemia, houve uma queda da classe A para a B, queda nos planos de saúde, ou transição para planos de saúde mais acessíveis e, consequentemente, um aumento da demanda de atendimento de saúde. Uma necessidade que os novos tempos colocaram em evidência.
Mas enquanto começar do zero representa mais liberdade de criação, adaptar uma construção já existente tem suas vantagens. Ganha-se mais tempo com a possibilidade de expandir a rede de atendimento em pouco tempo, dando vazão à demanda. Facilita a implantação das unidades satélite em diversas regiões, diminuindo o fluxo nos grandes centros hospitalares.
Sem contar no impacto sustentável promovido pelo reaproveitamento de edificações que já existem e estão sem uso, reduzindo a necessidade de mais extração de recursos naturais, exigida por toda construção que inicia da planta. Se por um lado existem vantagens, os desafios não ficam por menos.
Longe de serem projetos pautados em cima da ideia de que tudo não passa de azulejos brancos por toda parte, as construções de saúde estão ousadas e inovadoras, especialmente quando o paciente requer uma atenção especial, no caso de ambientes próprios para idosos e crianças.
Aí entra o lado criativo do profissional, e o lado adormecido de uma médica que quase foi, de Lara Kaiser. É quando se pode unir conhecimento e sentimento em prol de vidas que precisam de saúde, mas, também, de um pouco de alegria e distração no espaço onde vivem o processo de cura.
Assista em @elianerevestimentos.