
JAPANDI: O ESTILO QUE JÁ É SUCESSO NO DÉCOR 2021

O minimalismo nórdico e aconchegante em sua essência, aliado à elegância do estilo oriental que emprega materiais naturais, rústicos e cores leves, pontua a estética Japandi – nome dado à mistura dos estilos escandinavo com o japonês. Japandi tem sido inspiração para alguns profissionais quando o assunto é garantir conforto e delicadeza, como pontua o arquiteto Bruno Gap, um entusiasta do Japandi. “É um estilo com o qual me identifico muito e de ambos os lados, tanto o escandinavo como o japonês. São leituras que se somam, acho até complicado dizer onde uma começa e onde a outra termina, pois acredito que se complementam de uma forma tão sutil, mas, inspiradora e marcante, ao mesmo tempo”.
Fossile aplicado no chão
Alguns revestimentos que compõem a coleção 2021 da Eliane exemplificam com perfeição o que europeus escandinavos têm usado em suas decorações. Classificado como Hygge – ainda sem tradução para o português, mas que se resume a tudo o que pode trazer paz, felicidade e bem-estar, o estilo está presente no conceito de peças como Dórico, Fossile, Pisano e Zeus. Elas inserem o morador nesse clima de tranquilidade e aconchego já que possuem características voltadas para o natural, seja pelo tom, pela textura ou mesmo pelos formatos que criam sutis nuances alcançadas pelo movimento do olhar.
Já o ‘mood’ japonês, pautado no Wabi-Sabi – uma filosofia milenar oposta à ostentação e opulência, mas que representa a beleza, a estética do imperfeito e o contato com a natureza – tem pilares na simplicidade das linhas e formas e dos tons leves, pastel em sua maioria. “Gosto muito da ausência de objetos, principalmente onde somente algumas peças se destacam e brilham no espaço, mas também gosto muito da leveza e rusticidade do estilo escandinavo”, destaca Bruno, e deixa uma dica para quem quer agregar o estilo à decoração: “Tons neutros, sempre! O preto e o marrom escuro acinzentado caem muito bem para criar pontos de contraste. Aposte em uma cor neutra, clareie ou escureça essa cor, isso cria profundidade, pontos focais e deixa o ambiente muito mais interessante, porque ninguém quer um ambiente chapado ou lavado. As formas e a luz também garantem essa impressão: misture formas mais limpas e retas e, de repente, coloque uma peça mais orgânica. O inesperado cria aquele famoso efeito ‘uau’!”
Veja opções de revestimentos Eliane que harmonizam com o estilo:
DÓRICO
Os efeitos lineares e contínuos da ordem dórica, um dos estilos ornamentais gregos, trazem sensação de amplitude ao ambiente, conferindo um efeito sutil e atemporal ao décor. Eles inspiram os azulejos que surgem com acabamentos mate e metalizado, com estampas de pedra e madeira, deixando os ambientes mais aconchegantes.
Parede: Dórico Cedro MA 30x90cm | Piso: Iseo Grigio AC 90x90cm
ZEUS BRANCO
O produto reinterpreta a tendência dos frisos e canelados, com microtexturas delicadas e fluídas, que criam movimentos sutis nas paredes. O revestimento inova ao trazer um acabamento inédito: o brilho metálico iridescente, característico das pérolas, criando uma textura surpreendente e sofisticada.
Parede: Zeus Branco MT 30x90cm | Parede: Atena Marfim AC 59×118,2cm
PISANO MARFIM
O produto reproduz com fidelidade a porosidade natural do Travertino, preservando a beleza original da pedra e agregando atributos de máxima qualidade para projetos arquitetônicos de alta performance. Com acabamentos polido e satinado contribui para a criação de ambientes que se destacam pelo brilho glossy ou sutil e delicado.
Piso: Pisano Marfim SA 90x90cm
FOSSILE
Combinar a estética de pedras ornamentais com o calor transmitido pela madeira faz de qualquer ambiente um destaque à parte. Inspirado em materiais fossilizados da natureza, o revestimento Fossile, combina o branco admirado dos mármores com o tom orgânico de árvores petrificadas, e traz todo esse clima para os mais diversos projetos.
Piso: Fossile PO 59x59cm