SHOWROOM MATRIZ

SHOWROOM MATRIZ

+ 55 (48) 3447-7777

Rua Maximiliano Gaidzinski, 245
CEP 88845-000 – Centro
Cocal do Sul – SC

Horário de atendimento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30.

Ver no Mapa
CASA BRASIL ELIANE

CASA BRASIL ELIANE

+55 (11) 2122-7272

Avenida Brasil, 526
CEP 01430-000 – Jardim América
São Paulo – SP

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h00.
Sábados das 9h às 13h.

Ver no Mapa
SHOWROOM BAHIA

SHOWROOM BAHIA

(71) 3493-4242 / 4202

Av. Industrial Urbana 495, Bairro Industrial
CEP 42.800-215
Camaçari – BA

De segunda a sexta-feira das 8h às 17h30
E-mail: grasiele.bandeira@eliane.com

Ver no Mapa
SHOWROOM EUA

SHOWROOM EUA

+1 (469) 900 5408

2075 McDaniel Dr Suite 110
Carrolton Texas 75006 – EUA

De segunda a sexta-feira
horário local EUA (CTD) das 8h às 17h
E-mail: elianeeua@eliane.com

Ver no Mapa

Tradução

Blog Eliane
Arquitetura

Como escolher e usar lastras de grandes formatos?

4 min de leitura | admineliane
Como escolher e usar lastras de grandes formatos?

Uma dúvida muito comum na hora de construir ou reformar é sobre o uso dos porcelanatos de grandes formatos e as lastras. Embora essas peças já tenham conquistado seu espaço no mercado, muitos ainda têm dúvidas na hora de escolher um ou outro. Afinal, qual a diferença entre esses dois modelos? E como aplicar uma peça tão grande no meu espaço?


Para responder a essas perguntas e ajudar na hora da escolha, relacionamos aqui algumas dúvidas que podem surgir sobre esse assunto. E saiba que as possibilidades de uso dos porcelanatos são muitas, e não apenas em pisos e paredes.


 



 


Qual a diferença entre grandes formatos e lastras?


Antes de tudo, vamos entender o que diferencia um do outro. Grandes formatos são os produtos que têm um dos lados maior que 80cm e menor que 180cm, como as peças de formato 120x120cm, 60x120cm e 80x160cm.


Já os extragrandes, que são as lastras, são os revestimentos que tenham um dos lados maior que 180cm, como os que medem 120x240cm.


Onde usar cada tipo de revestimento?


As peças de grandes formatos são muito utilizadas em ambientes como banheiros e cozinhas, como pia esculpida, nicho de box, bancada, além, claro, de piso e parede. Já as lastras também podem ser utilizadas nesses mesmos locais ou espaços maiores, como fachadas, cabeceiras, painéis de televisão e fazendo o papel de divisórias, mesas e portas.


 



Como transportar um gigante desses?


Por serem peças especiais, elas precisam de cuidados igualmente especiais, por isso, devem ser manuseadas por, no mínimo, duas pessoas. Para levantar uma lastra ou grande formato é preciso erguer lentamente a peça pelo lado mais longo pegando de modo semelhante nos dois lados.


Recomenda-se que, para o manuseio, sejam utilizadas luvas e proteções para os braços, como mangotes. Cada pessoa deverá segurar a peça com uma das mãos na extremidade, e a outra próxima ao centro da peça. Para facilitar o trabalho, recomenda-se o uso de ventosas, ferramentas que garantem maior segurança durante o manuseio da peça.


Armazenamento


Na obra, recomenda-se que a peça seja armazenada no sentido horizontal, com a base totalmente apoiada e protegida por papelão ou isopor, ou então na vertical, apoiando o lado maior da placa na base, protegendo com isopor ou madeira.


Dicas de assentamento


A superfície sobre a qual ocorrerá o assentamento deve estar bem nivelada (recomenda-se um desvio máximo de 3mm quando analisado com régua de 2 metros). A superfície deve estar também livre de resíduos, partes soltas ou com baixa resistência.


Atenção: cuidado para que os cordões da argamassa sejam moldados na mesma direção na peça e no local onde será assentado o revestimento. Tome o cuidado para que os cordões estejam direcionados para o lado menor da peça permitindo a saída de ar com maior facilidade.


 



 


Aplicando a argamassa


Aplique a argamassa sobre a superfície a ser revestida com a ajuda de uma desempenadeira dentada de 8mm, respeitando obrigatoriamente o uso de dupla colagem.


 



 


Para nivelar a peça aplicada, deve-se pressionar toda a superfície com uma desempenadeira ou fazendo uso de madeiras – que permitam que o martelo de borracha branca não venha a gerar uma tensão pontual muito grande, danificando as peças. Recomenda-se o uso de martelos de borracha branca para os produtos com acabamento polido. Caso a borracha seja preta, o martelo deve ser envolvido com pano branco, seco e limpo, para evitar marcas de borracha na peça.


 



 


Para melhorar a qualidade do assentamento e instalação, recomenda-se que sejam utilizados niveladores de piso.


Rejuntes


Para ambientes internos recomenda-se a utilização de junta de 1mm. Para fachadas a indicação é de 5mm. O cuidado em investir em materiais apropriados e eficientes e a contratação de mão de obra capacitada é fundamental para garantir o alto desempenho e as qualidades inerentes a cada revestimento.


 



 


Conheça todas as vantagens dos grandes formatos e lastras:


Amplitude e sofisticação para o ambiente: peças grandes trazem sensação de continuidade, não só pelo tamanho, mas também pelo uso do rejunte mínimo de espessura de 1mm que traz o visual de um plano único, com poucas emendas.


Facilidade de limpeza: utilize apenas um pano úmido com sabão neutro para limpar a superfície das peças.


Beleza estética: as peças grandes acabam diminuindo a quantidade de recortes e linhas de rejuntes em comparação com um produto de menor formato, criando um ambiente mais contemporâneo e minimalista.


Alta resistência a manchas, baixa absorção de água, resistência ao calor: permitem o uso de diversas formas como em bancadas, pias, cubas e piscinas.Agilidade na instalação: por serem grandes placas, o tempo de aplicação de obra se torna mais rápido, além da menor quantidade de rejuntes utilizados.


Não dá para negar, as lastras e os grandes formatos são tendências que vieram para ficar. Cada vez mais a exigência é por ambientes práticos, imponentes e elegantes. E agora que você já entendeu tudo sobre o assunto, já pode trazer essa modernidade para a sua obra.


Aqui na Eliane você encontra um portfólio completo de lastras e grandes formatos. Acesse nosso catálogo para ter acesso a todas as coleções e lançamentos nesses formatos.


Confira a diferença entre lastras e grandes formatos com a arquiteta Renata Pocztaruk.



Seta     Voltar

Últimas Notícias