
Cité e Eliane lançam série Itá Thomé inspirada nas pedras brasileiras

São 341 km que separam as cidades do Rio de Janeiro e São Thomé das Letras. Com características distintas – a primeira vibrante e urbana; a outra, bucólica e tranquila – ambas compartilham algo em comum: as maravilhas naturais que moldam suas paisagens e inspiram quem as visita. É nesse contexto que a Cité Arquitetura lança sua nova cocriação com a Eliane.
Assim como a Ardósia, a série Itá Thomé é uma homenagem às pedras brasileiras. Inspirada nas rochas e grutas de origem mineira, a superfície do porcelanato traz a complexidade de texturas estilizadas e dos relevos digitais. Ou seja, uma estética autêntica e sofisticada, com tonalidades únicas, pensadas para valorizar os projetos arquitetônicos.
Sendo assim, a novidade da Coleção Milo reforça a riqueza sensorial de matérias-primas encontradas na natureza com forte apelo para um design terapêutico e leve. “Itá resgata o valor e toda a potencialidade das pedras nacionais. Por muitos anos, a pedra São Thomé, inspiração das novas peças, era amplamente exportada, enquanto ficávamos apenas com os resíduos dela. Foi fascinante reinterpretar seus novos usos. Itá Thomé carrega a essência que celebra nossas heranças culturais e afetivas por meio dos materiais e texturas”, comenta Celso Rayol, arquiteto à frente da Cité.
História das Casas Brasileiras
De São Thomé das Letras ao imaginário popular, a pedra brasileira ganhou maior notoriedade nas décadas de 70 e 80, quando seu uso se popularizou em revestimentos e paisagismo pelo Brasil e pelo mundo. Carregada dessas referências e memórias, a nova série apresenta quatro novas tonalidades: Carbono, Gris, Orla e Tabatinga, além de relevos que potencializam a percepção dos veios e características únicas das matérias-primas.
“No passado, Thomé era uma presença marcante junto às piscinas, tanto em clubes quanto em residências. Nossa proposta resgata a identidade da casa brasileira e seu imaginário, renovando-a para dialogar com os tempos atuais”, comenta Fernando Costa, arquiteto e sócio da Cité Arquitetura.
Sensorialidade digital

A série possui a tecnologia Sense, adicionando sensorialidade às superfícies
Assim, para materializar a concepção da série Itá Thome, o escritório da Cité apostou na tecnologia como uma forma de inovação. Reinterpretando a pedra São Thomé, os relevos digitais adicionam uma camada de sensorialidade às superfícies, tornando-as mais próximas do natural.
A tecnologia Sense replica com precisão, formas e texturas encontradas na natureza. Por fim, com resultado excepcional, o design de Itá Thomé é reproduzido com perfeição e de forma especial. “Com essa tecnologia digital trazemos modernidade ao visual das peças. Essa abordagem, que combina tradição e contemporaneidade, mostra como é possível atualizar um elemento tão icônico sem perder sua essência”, finaliza Rayol.