Bancadas de porcelanato e a funcionalidade no decór

Há algumas décadas, as bancadas se limitavam a pias, que costumeiramente são feitas em inox ou rochas como mármores e granitos. Hoje o móvel está presente não apenas ao redor de cubas, mas também em outros pontos do ambiente e se tornou um foco de atenção do décor.
Não foi só o papel do mobiliário que mudou. Ele ganhou novos ingredientes e modos de fazer. A maneira de construí-los também evoluiu com a crescente preocupação com obras e decorações mais práticas e minimalistas, onde a escolha de materiais versáteis, funcionais e mais próximos ao natural ganham espaço.
Se por um lado a beleza dos granitos e mármores ainda hoje costumam ser uma alternativa com cores e texturas diversas para deixar o décor mais atraente, em contraste com o monocromia do inox, por outro, convidam para a reflexão sobre a escassez de recursos naturais e maneiras de substituí-los por matérias-primas que causem menos impacto ao meio ambiente, sem perder a exuberância daquilo que foi esculpido ao longo de milênios no interior da Terra.
Esfera Off White AC 15x15cm, Silex Cinza PO 60x120cm, State Cement NA 60x60cm, Projeto Renata Pocztaruk
A praticidade da porcelanataria
Atualmente, arquitetos e designers de interiores contam com uma diversidade de materiais que mimetizam a beleza das rochas ornamentais, ao mesmo tempo em que agregam tecnologia e promovem uma utilização mais exata, evitando a criação de resíduos, como os porcelanatos. O uso dos produtos na fabricação de móveis é uma tendência e tem até um nome próprio: porcelanataria.
Para a arquiteta Renata Pocztaruk, do escritório ARQEXPRESS, a utilização de tipo de revestimentos na construção de bancadas compõe um espaço com um ar minimalista ao, ao mesmo tempo em que facilita a vida do dono da casa, que investe em um só material para diversos usos. “As pessoas hoje buscam simplificar a vida e as escolhas. Ao optar por um porcelanato que pode ser aplicado em todas as superfícies, o resultado é um ambiente sofisticado e funcional, que atende a todas as necessidades de uso”, conta.








