Eliane recebe certificado de gestão dos resíduos industriais

A Eliane recebeu da empresa EVA Reciclagem o certificado que atesta a correta gestão dos resíduos industriais gerados pela empresa durante o ano de 2017. O documento declara ainda que a atitude tomada pela Eliane cria benefícios sociais, ambientais e contribui para um desenvolvimento sustentável. A Eva Reciclagem é responsável por recolher e destinar de forma adequada os resíduos.
No último ano, conforme dados da empresa, as unidades da Eliane reciclaram juntas mais de 400 mil quilos de papelão, 200 mil quilos de plástico e quase 500 mil quilos de resíduos metálicos (60 mil a mais em comparação a 2016). Em relação a recursos poupados, os números chegaram a 900 mil litros de água, 2.637 unidades de árvores, e uma economia de mais de dois milhões de horas de energia.

Conheça mais sobre o sistema de reciclagem de resíduos sólidos da Eliane
O gerenciamento de resíduos sólidos é um conjunto de ações relacionado à coleta de materiais gerados ao longo do processo produtivo. Por meio desse sistema, os resíduos são gerenciados de forma correta e segura, evitando sua destinação à aterros sanitários e industriais e garantindo o reaproveitamento do material. Uma empresa cerâmica como a Eliane tem entre os resíduos gerados papel, papelão, plástico, sucatas de ferro, cinza e quebras cerâmicas, materiais que após o processo de reciclagem voltam a ser matéria-prima.
Entre os benefícios, a gestão de resíduos evita o acúmulo de grande passivo ambiental, diminui o impacto ao meio ambiente e reduz custos gerados pela indústria. Qualquer funcionário pode colaborar com a gestão de resíduos respeitando a coleta seletiva. A segregação residual precisa ser feita ainda na fonte, ou seja, o lixo precisa ser descartado corretamente (separar papel, vidro, plástico, metal e úmidos). A separação incorreta, ou a mistura dos materiais, impede seu reaproveitamento.







