O que você precisa saber antes de comprar revestimentos
Em uma obra tudo gira em torno de estudo e planejamento e com a parte dos revestimentos não podia ser diferente. Antes de escolher a cerâmica que vai revestir os pisos e paredes, é importante conhecer detalhes imprescindíveis para evitar surpresas e dores de cabeça na sua reforma ou construção.
Escolher revestimentos vai além da estética e preço, é uma decisão que deve ser feita com responsabilidade e sempre que possível acompanhada por um profissional. Confira alguns pontos importantes que você deve ter em mente antes de adquirir este material:
Existem tipos diferentes de revestimentos cerâmicos
Piso, azulejo e porcelanato não são a mesma coisa. Além de processos de fabricação diferentes, cada um serve para um tipo de aplicação.
O piso, como o nome já diz, geralmente é usado no chão. O azulejo é de uso exclusivo para paredes. Já o porcelanato pode ser aplicado em piso, parede e até mesmo em bancadas e outros tipos de mobiliários! Confira neste vídeo mais detalhes sobre as diferenças!

O local onde será aplicado influencia na escolha
Para cada situação e ambiente, existe um revestimento ideal. É preciso levar em conta se o produto será usado em área residencial ou comercial, espaços internos, externos, secos, molhados, com muita ou pouca movimentação de pessoas.
Existem revestimentos com características técnicas, composições e até mesmo acabamentos de superfície específicos para as suas necessidades. Saiba mais sobre a importância do local de uso aqui.

Uma quantidade extra é fundamental
Na hora de comprar os revestimentos sempre invista em uma quantidade reserva de material. O recomendado é adicionar uma sobra de 10 a 15%.
Isso evitará que falte produto caso as peças tenham que ser cortadas ou quebrem e que você ainda tenha revestimentos do mesmo lote para manutenções ou trocas no futuro. Evite o risco de não encontrar o mesmo revestimento quando precisar!

Todos os revestimentos possuem variação de tonalidade
Da mais sutil a mais evidente, todas as peças possuem uma variação de tom entre elas. Em porcelanatos com efeito de madeira, por exemplo, as ripas não são iguais propositalmente para que o aspecto fique bem natural.
Antes de comprar um revestimento, consulte sua classificação (V1, V2, V3 ou V4) e peça para ver algumas peças juntas para ter uma noção real de como vão ficar aplicadas lado a lado.
V1 – Variação Uniforme: diferenças entre peças de uma mesma produção são mínimas.
V2 – Variação Leve: diferenças claramente distinguíveis na textura e/ou no padrão dentro das cores similares.
V3 – Variação Moderada: as cores presentes numa única peça serão parte das cores presentes nas outras peças, e quantidade de cores em cada peça pode variar significamente.
V4 – Variação aleatória: diferenças de cores ao acaso de piso para piso, de modo que uma peça pode ter cores totalmente diferentes das outras.

Você vai encontrar uma infinidade de opções
Cores, formatos e estilos para os todos os gostos. Com certeza você encontrará um revestimento que vai fazer os seus olhos brilharem! Mas lembre-se que não basta se apaixonar apenas pelo visual.
Considere todos os itens anteriores para fazer a melhor escolha possível para a sua obra. Para conhecer um pouco mais das opções, baixe aqui o nosso catálogo.

Não esqueça também de sempre contratar mão de obra especializada e conferir todas as informações da embalagem dos seus revestimentos antes de assentar. Estamos por aqui para esclarecer suas dúvidas e auxiliar nessa grande decisão, fale conosco sempre que precisar!







