O revestimento certo para ampliar cada ambiente

Aqueles que moram em casas ou apartamentos compactos sabem da importância de aproveitar cada ambiente da melhor forma possível. Afinal, uma escolha não muito acertada no revestimento pode dar ao espaço a sensação de que ele é menor do que realmente é. Para evitar situações como essa, é preciso ficar atento a alguns detalhes. “O primeiro ponto é entender o tipo de uso do produto; o ambiente é residencial ou comercial? Interno ou externo? Um bom briefing e uma boa análise técnica podem evitar muitas dores de cabeça”, explana a arquiteta Renata Pocztaruk.
De acordo com ela, a aparência geral do espaço é afetada caso o revestimento não seja bem colocado. É fundamental se atentar ao tamanho, cor e tipo do produto. “Por exemplo, escolher um formato pequeno demais com cores escuras pode acabar diminuindo, achatando o cômodo. Se o revestimento for colocado em um padrão que cria linhas horizontais, o ambiente pode parecer mais largo, mas mais curto”, diz a profissional, ao complementar: “a má colocação afeta também a durabilidade. Se ela for feita de forma inadequada, pode levar a rachaduras, lascas ou até mesmo à queda”.

Silex Veggie PO 60x120cm | Foto: Taito Estudio | Produção: Deborah Apsan
Fique atento ao formato e ao tamanho!
O tamanho do ambiente também é um fator a ser considerado ao escolher o revestimento. Muitas vezes, fracioná-lo demais dá a sensação de diminuição do espaço. “Para cômodos menores, é preferível usar revestimentos menores ou mais claros, enquanto para cômodos maiores, pode-se escolher revestimentos maiores ou mais escuros”, explica Renata.
Espaços quadrados funcionam com revestimentos que acompanham o formato. “Já para cômodos retangulares, pode-se usar revestimentos que criem a sensação de comprimento e largura, dispostos em linhas horizontais”.
Paginações, ampliação e iluminação
Para ampliar, aposte nos grandes formatos, que dão a sensação de integração. Utilizar o rejunte da cor do piso também é uma excelente opção. Paginações horizontais e verticais completam o combo.

Caliza Frost AC 90x90cm, Bali Greige AC 197x120cm | Foto: Evelyn Muller | Projeto: FGMF Arquitetos
Já para iluminar, aposte nos revestimentos grandes e claros. As cores escuras absorvem a luz e isso pode acabar “fechando” o ambiente. “Peças retificadas com um rejunte similar à cor do piso também geram essa sensação de amplitude”, pontua a arquiteta, ao resumir: “ambientes pequenos, cores claras! Ambientes maiores, cores escuras! Fique sempre atento à iluminação natural e artificial, elas podem fazer toda a diferença”.
Superfície e segurança
A arquiteta reitera que um bom layout e os revestimentos certos são o ponto-chave para potencializar qualquer projeto, seja ele comercial ou residencial, interno ou externo. “Importante destacar que a escolha da superfície do piso também precisa ser avaliada. Quanto mais brilhosa ela for, menos resistência ao escorregamento ela apresenta. Por isso a importância de entender as necessidades e o perfil dos proprietários para tomar a melhor decisão”, finaliza Renata.







