Live: revestimentos cerâmicos muito além de pisos e paredes

Piso e parede. Durante muito tempo, o uso de revestimentos cerâmicos ficou restrito a esses dois locais. Quem diria que atualmente eles pudessem ser utilizados no lugar de mesas, substituindo portas ou até quadros decorativos? Foi sobre essa versatilidade em mobiliários e paginações que conversamos com o arquiteto Alexandre Brunato. A live foi a ar nesta quarta-feira (2) no perfil @elianerevestimentos, no Instagram.
Sobre as muitas possibilidades de aplicação dos revestimentos, geralmente a pergunta que se faz é “onde dá para colocar?”. Mas, talvez a pergunta mais correta seja “onde não dá para colocar?”. Para Brunato, nem o céu é o limite, já que gosta de utilizar até no teto de alguns ambientes. A limitação, claro, aparece quando a especificação técnica do produto ou do local impede o uso, fora isso, não existem regras.
E muitas vezes, não existe nem lógica, aparentemente. O estranhamento do público/cliente ainda é uma reação comum a paginações que fogem do tradicional. O fato é que tem ficado cada vez mais conhecida a capacidade versátil dos revestimentos cerâmicos. Eles revestem de cima a baixo. Se transformam em mobiliário, como portas, mesas, bancos. Servem de degraus para escadas, prateleiras em estantes, bancada, cuba esculpida, e até funcionam super bem como decoração, substituindo quadros e criando painéis.
Na contramão do que possam ditar as tendências, a escolha do formato é livre. Grandes lastras ou azulejos delicados, tudo orna muito bem quando se tem bom gosto e um profissional talentoso e criativo. Nos experimentos bem-sucedidos de Brunato estão ambientes que misturam materiais – madeira + cerâmica, por exemplo – e em cortes únicos, fugindo do formato original da peça, criando cenários exclusivos.
Brunato foi também o arquiteto responsável pelo projeto da Casa Brasil Eliane, o showroom das marcas Eliane e Decortiles, localizado na Avenida Brasil, em São Paulo. Três andares, aproximadamente 1 mil m², onde se pode apreciar um pouco de cada possibilidade de uso dos revestimentos cerâmicos, um ambiente mais surpreendente que o outro. Quem ainda não conhece, vale a visita. Não vai ser arrepender!
Assista em @elianerevestimentos.







