Fachadas Ventiladas para ambientes saudáveis

A Eliane Tec – serviço da Eliane Revestimentos especializado em sistemas construtivos completos – tem portfólio voltado para soluções que unem tecnologias e inovações em prol da sustentabilidade e da ecoeficiência nas edificações. Dentre as possibilidades da marca, as Fachadas Ventiladas se destacam pela eficiência energética, eliminação de manifestações patológicas e deterioração da edificação, além de proporcionar conforto térmico nos ambientes internos e facilitar a manutenção das áreas externas.
Como explicado na imagem ao lado, as Fachadas Ventiladas apresentam um afastamento entre a construção propriamente dita e o revestimento externo, fixado a um dispositivo metálico especial preso à fachada. Por meio dessa cavidade chamada câmara de ar, ocorre a ventilação pelo efeito chaminé, onde o ar frio entra pela parte inferior e o ar aquecido é removido pela parte superior, permitindo ventilação contínua no sentido vertical.
Esta circulação de ar proporciona, dentre vários benefícios, um maior conforto térmico aos ambientes internos. Isto porque possibilita uma baixa dispersão de calor em períodos frios e baixa absorção de ar quente em meses com maior temperatura, mantendo o clima dos espaços interiores sempre ameno. Isso reduz o consumo de energia de uma edificação – usado em sistemas de ar-condicionado, por exemplo –em aproximadamente 30%.
Além da ecoeficiência, as Fachadas Ventiladas também eliminam as chamadas pontes térmicas – pontos específicos da estrutura de um edifício responsáveis pela troca de calor dos ambientes externos e internos de modo não controlado, o que altera constantemente a temperatura dos espaços interiores. Esta situação ocasiona alguns contratempos, como imperfeições estruturais e estéticas. Essas variações aceleram o processo de condensação da umidade do ar, podendo acelerar o surgimento e proliferação de bolores, mofos e fungos. Além de degradar os materiais utilizados na construção – originando danos e fissuras em paredes, fachadas, tetos e pisos –podendo desencadear reações alérgicas nas pessoas que frequentam tais empreendimentos.

Gattaz Eng.-Edificio Panamerica-Fachada Ventilada-Porcelanato 60x120cm – Foto Eduardo Raimondi
“O sistema de Fachadas Ventiladas também promove importantes reduções dos custos com manutenção dos edifícios, uma vez que a alta resistência ao impacto, cargas de ventos, ataques químicos e ação dos raios ultravioletas evita a degradação dos revestimentos aplicados na parte externa, além de evitar danos estruturais provocados pela ação das chuvas devido à baixa absorção de água”, explica a gerente da Eliane Tec, Karina Campos.
Em se tratando da limpeza e conservação das fachadas, a união do sistema com a nanotecnologia Cleantec reduz a periodicidade de se realizar tais tarefas. No caso da aplicação em fachadas, a nanotecnologia – uma camada invisível a olho nu – apresenta uma combinação de decomposição de matéria orgânica e hidrofilicidade – ou seja, a própria água da chuva ajuda a remover a sujeira da superfície do revestimento. Isto dificulta a adesão de sujeira, o que diminui o uso de produtos químicos agressivos e promove economia de água, facilitando a limpeza e reduzindo a frequência de manutenção das fachadas. A tecnologia é uma parceria da Eliane Tec com a empresa japonesa Toto.

Composto por uma tecnologia híbrida à base de dióxido de titânio e metais nobres, o Cleantec é eficaz na prevenção à bactérias* e vírus**, eliminando esses organismos. O produto é aplicado sobre os revestimentos cerâmicos e possui fórmula distinta para cada uma de suas aplicabilidades, relacionada aos benefícios e seu local de uso. O Cleantec pode ser utilizado em fachadas, paredes, pisos e bancadas de construções comerciais e residenciais. Além disso, possui elementos que garantem a eficácia e a durabilidade do produto
*Escherichia Coli (E.Coli), Staphylococcus Aureus (S. Aureus) e Pseudomonas Aeruginosa.
**Influenza/H1N1.
Saiba mais sobre Fachada Ventilada e Cleantec clicando aqui.







