Linha do
tempo

Escolha uma
década ao
lado para
navegar ou
role a página

1960
1970
1980
1990
2000
2010

Maximiliano saindo da fábrica em 1962.

Maximiliano Gaidzinski,
fundador da Eliane.

Eliane, a caçula que inspirou o nome da empresa.

Maximiliano e Octávia com os filhos
Vicente, Edna, Jarvis, Eliane e Edson.

O INÍCIO

Nasce um sonho familiar e o legado de três gerações pelas mãos do visionário empreendedor Maximiliano Gaidzinski, na época com 47 anos. Ao lado da mulher e dos cinco filhos (Jarvis, Edson, Edna, Vicente e Eliane - a caçula que inspirou o nome da empresa) Milo, como era conhecido, adquire uma cerâmica falida em Cocal do Sul/SC e encara o desafio de reconstruir a indústria e realizar o desejo de ter o seu próprio negócio. É o começo de uma trajetória de sucesso, os primeiros passos da Eliane Revestimentos.

Azulejo demorava até três dias para ficar pronto.

Caixas de madeira,
primeiras embalagens.

Visita da imprensa e
autoridades locais à fábrica.

Momento de comemoração entre os funcionários.

Fórmula de sucesso

Os obstáculos e dificuldades dos primeiros anos não desanimam Milo, que acompanha de perto a fabricação dos tradicionais azulejos 15x15cm, clássico da época que demorava até três dias para ficar pronto. A empresa de azulejos chama a atenção da imprensa e de autoridades, que realizam visitas à fábrica em busca da fórmula de sucesso.

Governador Ivo Silveira corta a fita na inauguração do escritório.

Visita às instalações da fábrica.

Acesso todo em estrada de chão.

Consolidação

Inaugura o escritório da Eliane, marca da consolidação reconhecida pelo Estado que prestigia o evento e confere os últimos investimentos realizados na fábrica.

Primeiro azulejo decorado.

Lançamento dos azulejos decorados.

AZULEJOS DECORADOS

Maximiliano aguarda ansioso pelo resultado dos primeiros azulejos decorados, produto que marcou época na decoração. Não contendo a curiosidade e alegria, o fundador retira o produto da zona de queima, beija o revestimento e diz: "Esta é a primeira peça de azulejo decorado que conseguimos produzir".

Assinatura do contrato bancário
que financiou a expansão da empresa.

Inauguração do primeiro atomizador importado.

Vista aérea da
promissora fábrica de Cocal do Sul/SC.

EXPANSÃO

É assinado o aguardado contrato de financiamento com o Banco BNDES, que permite a expansão da Eliane. O investimento na modernização do parque fabril com as últimas tecnologias do mundo deu um salto na produção passando de 10.000 m²/mês para 300.000m²/mês de revestimentos.

Mulheres trabalhando
na Eliane, fato inédito para a época.

Pisos

A empresa conhecida até então por seus azulejos passa também a produzir pisos como importante passo da trajetória. Os revestimentos para o chão se mostram um mercado cada vez mais promissor e a Eliane se destaca no mercado com uma grande diversidade de formatos, cores e tamanhos.

Maximiliano Gaidzinski recebe o Prêmio da
Consagração Pública.

Visita do presidente e do governador catarinense à região.

Diploma Prêmio da Consagração Pública concedido à Eliane.

Reconhecimento

Maximilano recebe o Prêmio da Consagração Pública concedido pela Associação Comercial de São Paulo. Homenagens de destaque refletem o grande momento da empresa.

Colégio Maximiliano Gaidzinski

Os investimentos da Eliane não se limitam ao processo de produção. Pensando no futuro, um convento é adquirido e transformado em escola. Além do desejo de proporcionar ensino de qualidade para a comunidade, o CMG é uma forma de suprir a necessidade de mão-de-obra especializada na região da matriz com a formação de técnicos ceramistas.

Reportagem da Revista Exame
sobre a Eliane.

Azulejo comemora a primeira visita
do Papa João Paulo II ao Brasil.

Um dos grandes clássicos da década.

Liderança

A empresa chega a liderança nacional em meio a instabilidade econômica vivida pelo país e inicia a produção de peças complementares decorativas que aumentam a possibilidade de espaços personalizados ao mesmo tempo em que ampliam a gama de produtos ofertados. Destaque para o lançamento do azulejo que comemora a primeira visita do papa João Paulo II ao Brasil.

Estande Eliane na feira italiana Cersaie.

Internacional

Estruturação das exportações e primeira participação na maior feira do setor no mundo, a Cersaie, que acontece em Bologna, na Itália.

perda

Falece, aos 74 anos de idade o fundador da Eliane, Maximiliano Gaidzinski. Seu legado é continuado pela família.

Inauguração Unidade Eliane III.

Mix completo

A perda recente não permitiu que os negócios parassem de crescer. A Eliane inaugura mais uma grande unidade, a terceira em Cocal do Sul/SC, com o objetivo de aumentar a fabricação de pisos e ampliar o mix de soluções.

Novelas

A década é marcada pela aparição dos produtos Eliane em programas globais campeões de audiência como as novelas Meu Bem - Meu Mal, O Dono do Mundo e Por Amor. A ação tem grande repercussão e o resultado se torna case de comunicação.

Unidade EUA

O mercado externo ganha espaço e é inaugurada a Eliane Tiles, no Texas, unidade de representação da empresa nos Estados Unidos. Logo a unidade se torna responsável por 70% das exportações.

Colônia de Férias Eliane.

Circuito Eliane de Vôlei de Praia.

eventos

O Circuito Eliane de Vôlei de Praia coloca a empresa no calendário nacional de esportes por conta do profissionalismo e seriedade da competição que contou com diversas edições. A Colônia de Férias da Eliane proporciona aventuras jamais esquecidas aos filhos dos funcionários da empresa.

Campanha Eliane em revistas de circulação nacional.

Certificado
ISO 14001.

Inauguração Eliane Porcelanato.

Pioneirismo

A Eliane sai na frente mais uma vez e inaugura a primeira fábrica de porcelanato do Brasil. Além de trazer para o país o que havia de mais tecnológico no segmento, recebeu os selos ISO 9001 e ISO 14001, o que torna a unidade a primeira indústria cerâmica do mundo a ser certificada pela gestão ambiental.

Uma Gigante

A empresa identifica que o assentamento de pisos e azulejos ainda causa dor de cabeça aos consumidores, devido à baixa qualidade de argamassas e rejuntes existentes no mercado brasileiro e lança a Eliane Argamassas e Rejuntes. Com o início das atividades da Eliane Nordeste, localizada na Bahia/BA, a Eliane se torna a maior empresa de revestimentos cerâmicos do continente americano.

Regina Duarte visita
estande da Eliane na
Feicon SP.

Feiras

A marca é destaque nas maiores feiras brasileiras do setor. Os lançamentos Eliane são aguardados por clientes e visitantes de todo o mundo.

IMG

A Eliane Revestimentos amplia suas atividades educacionais criando o Instituto Maximiliano Gaidzinski, uma associação educacional privada sem fins lucrativos. Fazem parte do IMG o Centro de Educação onde está inserido o Colégio Maximiliano Gaidzinski - CMG, o Centro de Assessoria Técnica e o Centro de Responsabilidade Sócio Ambiental.

Recorde

46% das vendas são realizadas para o exterior, o que levaria a marca mais tarde, a ter seus produtos revendidos em mais de 80 países.

Maximiliano
Gaidzinski,
fundador da
Eliane.

Segunda geração reunida na década de 90.

Família Gaidzinski
na década de 80.

Família Gaidzinski reunida em 2014.

3ª Geração

Os netos do fundador Maximiliano Gaidzinski assumem a administração da empresa continuando o sonho familiar de geração em geração.

Decortiles

A Eliane lança no mercado a Decortiles, marca de revestimentos que propõe uma nova maneira de olhar para a cerâmica. Seus produtos diferenciados combinam tecnologia com o resgate e a beleza do feito à mão.

Shopping JK Iguatemi - SP.

System - SP.

Eliane Técnica

Início das atividades da Eliane Técnica, serviço criado para oferecer soluções completas, integradas e inovadoras em projetos de engenharia.

Processo de
impressão digital
na cerâmica.

HD

Implantada tecnologia que transforma, mais uma vez, o mercado de revestimentos cerâmicos, a impressão high definition. A Eliane é uma das primeiras empresas a produzir o porcelanato com impressão digital caracterizado por reproduzir com perfeição superfícies como madeira e pedra no revestimento.

Edson Gaidzinski Jr.
recebe o Prêmio
Ceramista do Ano.

Força

O Prêmio Mundo Cerâmico nomeia a Eliane Revestimentos como empresa do ano e reconhece seu Presidente, Edson Gaidzinski Jr., como o Ceramista de 2014. A marca recebe também, pela 18ª vez consecutiva, o Prêmio "Melhor Produto do Ano" promovido pelo Grupo Revenda com o clássico azulejo Diamante Branco.

55 anos

O sonho virou realidade. Atualmente a empresa conta com mais 2.500 funcionários que atuam em seis unidades fabris localizadas nos estados de Santa Catarina e Bahia. A Eliane produz mais de 36 milhões de metros quadrados de revestimentos por ano, que podem ser encontrados em mais de 15.000 pontos de vendas em todo o Brasil e em mais de 80 países espalhados pelo mundo. Uma história de garra, grandes histórias e emoções que fazem da Eliane a cerâmica do Brasil.

Voltar ao topo