Blog Eliane

IMG_3940 eli
05.05.2016

Oficina Brennand, um passeio surreal

Repleta de esculturas, templos, murais cerâmicos, pinturas e desenhos, a Oficina Cerâmica Francisco Brennand é um “passeio surreal”, tamanha a beleza e unicidade do lugar situado no Nordeste do país. As obras espalhadas entre os jardins, lagos e espelhos d’águas que descem até as margens do Rio Capibaribe, em Recife, tendo ainda como pano de fundo uma parte da antiga Mata Atlântica, transformam o espaço em uma atração turística das mais frequentadas.

Local de referência da cerâmica brasileira, a oficina foi idealizada por um dos maiores escultores e ceramistas do Brasil, o pernambucano Francisco Brennand, 89 anos, nas ruínas de uma olaria. Ao longo de décadas a olaria se transformou em um conjunto arquitetônico monumental de grande originalidade, em constante processo de mutação, onde a obra se associa à arquitetura para criar um universo profundo e mitológico. A Oficina Brennand possui mais de duas mil esculturas distribuídas, além das inúmeras pinturas do artista, em 14 mil metros quadrados.

IMG_3945

 Tradição na cerâmica

Francisco Brennand vem de uma família tradicional de empresários de cerâmica. O pai Ricardo Lacerda de Almeida Brennand fundou a Cerâmica São João da Várzea, em 1917. “A Cerâmica São João da Várzea teve sua fabricação encerrada em meados dos anos de 1940. Daí em diante, a fábrica permaneceu fechada, só trabalhando com um único forno que produzia tijolos refratários para caldeiras de usinas e altos fornos de siderurgia. Foi como artista plástico e pesquisador que tomei posse dessa velha fábrica de telhas e tijolos para nela instalar meu atelier de trabalho que, muito oportunamente, chamei de oficina”, conta Brennand.

A presença do artista num trabalho contínuo de criação confere à Oficina Brennand um caráter inusitado. Os trabalhos de Brennand nasceram após muitas pesquisas realizadas pelo artista, resultando em uma técnica surpreendente. “Descobri que os fundamentos da matéria que eu buscava se encontravam no processo de repetição das diferentes passagens pelo forno do material cerâmico. E foi sobre esse material que eu elaborei os meus murais”, completa o artista, vencedor do maior prêmio que se confere na América do Sul a um artista plástico, o Prêmio Gabriela Mistral.

IMG_3858

Obras mitológicas

O artista trabalha a cerâmica não só com a forma, mas também com a cor. Obtém uma grande quantidade de tonalidades por meio das variações de temperatura que atuam sobre os pigmentos durante a queima das peças. As esculturas de Brennand apresentam o caráter de tótens, ou se relacionam a signos da tradição popular.

IMG_3851

IMG_3857

IMG_3933

IMG_3895

IMG_3921

IMG_3909

IMG_3948

 

TAGS
Eliane_Teatro_Porto_Seguro_IMG_9866 eli
03.05.2016

Porto Seguro recebe fachada com Crystalato Eliane

Um importante projeto cultural na cidade de São Paulo recebeu os produtos Eliane. A fachada do Teatro Porto Seguro foi revestida com o Crystalato dando beleza e elegância ao novo espaço localizado no tradicional Bairro Campos Elíseos, no centro paulista. Concebido como parte do complexo administrativo e cultural da Porto Seguro, umas das maiores seguradoras do Brasil, o teatro faz parte de um projeto que pretende revitalizar o bairro.

Eliane_Teatro_Porto_Seguro_IMG_9931

 

A utilização do Crystalato no retrofit do teatro garantiu estética, resistência a intempéries e rápida instalação. “Como o teatro faz parte do complexo da Porto Seguro com edifícios já existentes que precisavam se adaptar a uma nova realidade tivemos alguns desafios e a escolha do revestimento da Eliane conseguiu solucionar os nossos problemas”, destaca a arquiteta Ana Maria Afonso da AIC Arquitetura e Urbanismo, empresa responsável pelo projeto do teatro.

O primeiro desafio, conforme ela, foi adaptar o teatro em meio às edificações da sede da Porto Seguro, sem deixar de atender todas as necessidades que um teatro de grande porte demanda. “O segundo se referia as paredes laterais voltadas para as ruas principais, que seriam mantidas e passariam por modernização. A elaboração dessas fachadas deveria resolver a questão da linguagem arquitetônica para manter uma proposta coerente entre o edifício principal da Porto Seguro e o teatro, que fazem parte do mesmo complexo, porém são propostas distintas”, completa a arquiteta.

 

Eliane_Teatro_Porto_Seguro_IMG_9921

 

A especificação do Crystalato para o teatro e o seu sistema de instalação também solucionou as diferenças de prumo – alinhamento vertical – encontradas nas fachadas sem que houvesse a necessidade de demolição. “O resultado foi uma fachada surpreendente, alinhada e que não demonstra em nenhum momento ser resultado de um retrofit. Temos a integração da técnica de instalação, estética diferenciada e a sustentabilidade tão necessária nos dias de hoje”, reforça Ana.

Eficiência e sustentabilidade

O gerente de serviços técnicos da Construtora Hochtief do Brasil, responsável pelas obras da sede e do teatro, Ricardo Serowik Teixeira, também destaca os diferenciais do produto. “O Crystalato é muito interessante devido a suas características técnicas, como a alta resistência mecânica, absorção de água, alta limpabilidade, resistência a manchas e poluição, além da homogeneidade de coloração e translucidez”, destaca. Para ele a eficiência sustentável é também outro grande destaque. “O produto tem ação autolimpante e quando utilizado em fachada ventilada auxilia na melhoria do conforto térmico, sendo capaz de reduzir o consumo de energia do sistema de ar condicionado”, coloca.

TAGS
Praça Eliane por Alex Hanazaki - Casa Cor SP eli
02.05.2016

Sinta o que Eliane e Hanazaki preparam para Casa Cor SP

Das talentosas mãos do paisagista Alex Hanazaki surge o projeto Praça Eliane, espaço acolhedor que dá as boas-vindas para quem chega à 30ª Casa Cor São Paulo. A partir do dia 17 de maio, data que inicia o evento, você poderá conferir o ambiente que é fruto de uma parceria entre Hanazaki e a Eliane, trazendo uma linha de porcelanatos e seixos assinada pelo paisagista.

Anote na agenda:

Casa Cor São Paulo
17 de maio a 10 de julho
Jockey Club de São Paulo

best_in_show eli
12.04.2016

Grupo Eliane expõe peças durante a Semana de Design de Milão

Dois lançamentos premiados do Grupo Eliane representam a inovação, a tecnologia e o design da cerâmica brasileira durante a Semana de Design de Milão – evento que acontece de 11 a 17 de abril na Itália e é considerada a mais importante vitrine de design mundial.

Os produtos estão expostos no espaço coletivo da Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), sediado na histórica Università degli Studi di Milano. A ação faz parte da mostra aberta ao público BRAZIL S/A.

Eleito o melhor piso em cerâmica/porcelanato pelo Prêmio “Best in Show – Ceramics of Brasil”, da Anfacer, o Blackwood, da Decortiles, é resultado de uma releitura da madeira tradicional, que transforma o material bruto em obra de arte. Além disso, a estética forte e imponente de textura marcante remete à interferência das chamas trazendo um efeito inquieto e soberano.

Já a geometria sofisticada e jovial do Look Blue, da Eliane Revestimentos, conquistou a categoria de melhor mosaico, por propor uma maneira divertida de decorar, possibilitando composições exclusivas com diferentes formatos e leves texturas. Os tons explorados por Look Blue foram inspirados nas cores Pantone 2016, Rose Quartz e Serenity.

Para o Diretor Presidente do Grupo Eliane, Edson Gaidzinski, Jr, a exposição em Milão das peças premiadas comprova o compromisso da empresa em desenvolver produtos esteticamente diferenciados e focados na qualidade técnica para o mercado nacional e internacional. “Ocupando a segunda colocação de países no ranking mundial de produção e consumo de revestimentos, é nossa missão criar um portfólio que prime pela qualidade, competência e design, com peças com cada vez mais valor agregado. O Grupo Eliane é inovador e tem em seu DNA a paixão pela cerâmica, a alta tecnologia, o design diferenciado. Nosso objetivo é elaborar produtos que provoquem identificação e emoção nos clientes, parceiros e especificadores”, comenta Gaidzinski.

 

Exposição “Best in Show – Ceramics of Brasil” – Edição Expo Revestir 2016

Período: de 11 a 17 de abril de 2016
Horário: das 10h às 00h
Local: Università degli Studi di Milano
Endereço: Via Festa del Perdono, 7, 20122. Milão, Itália
Mais informações: www.exporevestir.com.br/bestinshow

TAGS
160126 SHOPPING METROPOLITANO-02_ eli
07.04.2016

PAULO BARUKI ARQUITETURA: TRADIÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO

Reconhecido como um dos arquitetos mais influentes da América Latina, Paulo Baruki recebeu a Revista EMAG para uma entrevista  exclusiva  em seu escritório  no Rio de Janeiro.  Seu legado na construção de grandes obras de Shoppings Centers está espalhado por todo Brasil e, a partir deste ano, começa a ganhar espaço mundial com a expansão do escritório.

1. DE ONDE NASCE A INSPIRAÇÃO?

A inspiração maior vem de uma suposta motivação coletiva que eu particularmente absorvo naquele terra. Eu faço uma espécie de psicanálise do terreno. Eu olho para ele e pergunto de onde ele vem, o que ele quer ser, se ele tem ou não história. Se aprofundarmos  a análise do terreno ele tem algo a contar. Depois

2. O SONHO, O DELÍRIO E A REALIZAÇÃO DO SHOPPING METROPOLINATO

O que é realmente centro na cidade do Rio de Janeiro é a floresta da Tijuca. Eu achei que seria muito interessante esse gancho para o projeto que conta a história do maciço da Tijuca. Criamos no Shopping Metropolitano  a  segunda  maior  parede  verde  do  mundo,  que     é  a  representação  poética  de  uma montanha.  Na  praça  de  alimentação,  eu  sugeri  que  se  convidasse  a  artista  plástica  Dominique  Jardy para produzir  um  painel  360o  do  passeio  das  Paineiras,  um  dos  passeios  mais  maravilhosos  para  nós  cariocas.

160126 SHOPPING METROPOLITANO-03

3. A ARQUITETURA BRASILEIRA E O MUNDO

A  arquitetura  brasileira  tem  linhas  contemporâneas  clássicas  e  a  nossa  arquitetura  brinca  com  essa essência  brasileira.  Ela  é  mais  neutra,  mais  simples  até  certo  ponto.  A  sofisticação  está  contida  na simplicidade. Os bons exemplos arquitetônicos brasileiros tentam ser neutros, delicados, sutis, para justamente deixar a natureza se expressar de uma forma mais intensa

4. COMO OS SHOPPINGS ENTRARAM NA SUA VIDA?

Decidiram por mim.  O mundo conspirou.  Eu fui sendo absorvido por instituições e empresas comprometidas com relações de longa data. Por conta da minha estruturação psicológica e emocional eu fui me identificando e algumas empresas foram se identificando com essa forma de se pensar, de  tomar  decisões  cautelosas,   clássicas,  mas  contemporâneas,   dosando  sempre  essas tendências.  Hoje é o meu universo de convívio.

5. COMO ALIAR ARQUITETURA, BELEZA E FUNCIONALIDADE EM PROJETOS TÃO GRANDES?

O compromisso do escritório é com a obra pronta e não medimos esforços em viabilizar. Eu penso que a essência disso se chama humildade. Humildade de saber ouvir as limitações. Tirando as limitações e somando as possibilidades, há de surgir algo belo. Eu sempre penso o que é possível erguer respeitando intensões, ambições, sonhos. Para mim, o erudito e o intelectual de verdade é aquele que consegue se comunicar democraticamente com todos.

160126 SHOPPING METROPOLITANO-25

6. COMO DEFINE SUSTENTABILIDADE EM UM PROJETO DE SHOPPING?

A sustentabilidade é a conexão maior com o meio ambiente naquele ponto específico. Se você consegue estabelecer uma conexão desde a cadeia produtiva que gerou a obra, até a cadeia de descarte e da própria utilização racional do espaço. Quando eu falo de conexão é saber que qualquer movimento começa e não termina, passando  de uma pessoa para outra e a sustentabilidade  passa por essa ideia.

 

TAGS