Blog Eliane

Era Revit a revolução da tecnologia BIM nas construções virtuais tec
22.03.2018

Era Revit: a revolução da tecnologia BIM nas construções virtuais

A tecnologia BIM tem trazido uma transformação silenciosa, mas impossível de ser ignorada no mundo da construção civil. Na Emag deste ano falamos sobre a maior revolução nos projetos de arquitetura e engenharia desde que os desenhos feitos à mão deram lugar aos assistidos por computador.

A sigla BIM vem de Building Information Modeling ou, em bom português, Modelagem de Informação da Construção.

Trata-se de um processo de modelagem 3D inteligente que dá aos profissionais de arquitetura e engenharia, bem como aos responsáveis pela execução, percepção e ferramentas necessárias para planejar, projetar, construir, e gerenciar edificações com muito mais eficiência integrando todos os sistemas estruturais, mecânicos, elétricos e hidráulicos.

tecnologia BIM

Imagem Autodesk

A multidisciplinaridade é o que diferencia o BIM do CAD. O principal expoente da tecnologia BIM, atualmente, é o software Revit. Até 2002, ele era concorrente do AutoCad, quando foi comprado pela Autodesk e ambos passaram a ser fornecidos pela mesma empresa. Hoje, o Revit é visto pela companhia como o futuro do desenvolvimento de soluções de construção e infraestrutura.

Num mercado cada vez menos tolerante a desperdícios e ineficiência, o uso da tecnologia BIM é crescente. O Grupo Eliane é um dos pioneiros no Brasil e disponibiliza uma biblioteca de materiais com mais de 1.500 revestimentos para serem utilizados nos projetos feitos pela plataforma. O material pode ser acessado aqui.

Saiba mais sobre a tecnologia BIM conferindo a matéria completa sobre o tema na Revista Emag 2018.