Mundo Eliane

Notícias

Brigada de incêndio é construída dentro de montanha na Itália

Brigada de incêndio é construída dentro de montanha na Itália

O interior de uma montanha é o local da brigada voluntária de incêndio de Margreid, na Itália. Três grandes cavernas perfuradas na rocha e interligadas com um corte transversal formam a brigada. Um muro preto fica na parte externa da rocha, com a mesma inclinação que a montanha dá forma a parte de fora da estrutura. As três cavernas são separadas por túneis com paredes de concreto.

O seu muro externo é o principal elemento arquitetônico da brigada de incêndio e, ao mesmo tempo, serve como uma proteção contra as pedras que rolam da encosta da montanha. Das três cavernas que formam a brigada, duas são garagens com portas de vidro e permitem que os caminhões de incêndio vermelhos sejam vistos de fora.

O interior das cavernas é constituído por materiais simples: madeira, vidro e aço são usados ​​sutilmente e contrastam com a superfície áspera da rocha. Em termos de sustentabilidade o local se diferencia em dois pontos de outros projetos: o posicionamento do edifício e o conceito global de energia.
 
O edifício poderia ter sido colocado em um lote normal como a maioria das casas, mas por causa das montanhas da região decidiu-se construir a brigada dentro da rocha. Portanto, um terreno valioso foi salvo e pode ser usado para a agricultura.

A comunidade queria construir um edifício energeticamente eficiente e isso incentivou a decisão de colocar a brigada na montanha, que oferece uma proteção térmica contra o frio, que no inverno chega a -10 °C e o interior do edifício fica em torno de 12 °C. Apenas a administração da estação teve de ser isolada térmicamente, enquanto as garagens permanecem aquecidas com a temperatura natural da rocha a sua volta.

NEWSLETTER